sexta-feira, 29 de abril de 2016

RENASCIMENTO


01. O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundo próprio de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo:
a) A sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.
b) A oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.
c) A liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.
d) A valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.
e) O Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

02. Leia atentamente os relatos a seguir:

"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
"Experiência, mãe de toda a certeza"
"Só o pintor universal tem valor"

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacado do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

03. No período histórico que antecedeu de alguns séculos a época de Kepler e Galileu, quando a visão científica dominante era baseada na ciência aristotélica, destaca-se o poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321) com seu poema A divina comédia. O paraíso de Dante era formado por nove céus concêntricos girando em torno da Terra imóvel no centro do universo, segundo o paradigma aristotélico-ptolomaico. Um extrato do canto XXVII ilustra essa influência:

"As partes deste céu são tão uniformes, que eu não posso dizer qual Beatriz escolheu para meu lugar. Mas ela, que via o meu desejo de saber, começou, sorrindo tão alegre, que no seu rosto parecia regozijar-se o próprio Deus: deste céu começa a natureza do mundo como do seu princípio, fazendo que a Terra seja firme no centro do universo e as outras partes em torno se movam".
ALIGHIERI, D. A divina comédia, Lisboa, Liv. Sá da Costa Edit., pp. 287/288. 1958
A descrição feita pelo poeta Dante Alighieri se aproxima da teoria:
a) da Gravitação Universal do inglês Isaac Newton.
b) Geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
c) da Reflexão da Luz do Árabe Alhazen.
d) da Rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
e) Heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.

04. O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) Nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e) Os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

05. (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.

06. Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:

"... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos".
(CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)

A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.
a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relação ao homem.

07. Sobre o Renascimento, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações abaixo.
(       ) A arte renascentista italiana reforçou a concepção formal hierárquica e cristã herdada da arte romântica.
(    ) O Humanismo, enquanto elemento importante do Renascimento, deve ser entendido como um movimento intelectual de valorização da Antiguidade Clássica, sem que se pregasse um retorno ao passado.
(       ) Os novos conteúdos e estilos sociais do Renascimento eram exclusivamente burgueses, já que precisavam romper com as práticas do feudalismo.
(       ) O racionalismo renascentista pretendia explicar o mundo pela razão do homem e pela ciência.
(       ) O teocentrismo e o caráter civil e cortesão foram algumas das características do Renascimento.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V - F - F - F - V
b) F - V - F - V - F
c) F - F - V - F - V
d) V - F - F - V - V
e) F - V - V - F - F

08. O trecho abaixo é um diálogo entre D. Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, personagens da monumental obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha.

"..." Quais gigantes? - Disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu o amo [...]
- Olhe bem Vossa Mercê - disse o escudeiro que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento. [...]
- Bem se vê - respondeu Dom Quixote - que não andas corrente nisto das aventuras, são gigantes, são; e se tens medo tira-te daí e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em [...] desigual batalha. "..."
CERVANTES de Saavedra, Miguel de. "Dom Quixote de La Mancha." São Paulo, Abril Cultural, 1981. p. 55.

Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, é correto afirmar, EXCETO:
a) Dom Quixote de La Mancha é uma das principais obras do chamado Renascimento Cultural.
b) William Shakespeare, autor de Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth e muitas outras obras e Luís de Camões, autor de Os Lusíadas, também foram autores do chamado Renascimento Literário.
c) Dom Quixote, como a maioria das obras do Renascimento, defende intransigentemente as instituições medievais, daí seu principal personagem ser um cavaleiro andante.
d) O Renascimento provocou mudanças na literatura, arquitetura, escultura, pintura, música e nas ciências.
e) O movimento renascentista representou o novo, o moderno - o mundo das cidades e do dinheiro, e se opunha aos conceitos e instituições medievais.

09. Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito da época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.

10. À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto características do Renascimento. Assinale-a.
a) O retorno aos valores do mundo clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia.
b) A valorização da experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza.
c) A possibilidade de uma estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento.
d) O fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas.
e) O uso da linguagem matemática e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza.

11. Entre os grandes mestres do Renascimento Artístico, temos um que nos deixou o esboço de inventos, como o helicóptero, o submarino, a metralhadora, o automóvel, o pára-quedas, o tear mecânico, entre outros.
Trata-se de:
a) Leonardo da Vinci.
b) Michelangelo.
c) Rafael Sanzio.
d) Sandro Botticelli.
e) Tintoretto.

12. Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a) O Príncipe - Shakespeare.
b) Dom Quixote - Miguel de Cervantes.
c) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan.
d) Hamlet - Dante Alighieri.
e) Utopia - François Rabelais.

13. Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (COLUNA A) com as características gerais de suas obras (COLUNA B).

Coluna A
1. Sandro Botticelli
2. Leonardo da Vinci
3. Giovanni Boccaccio
4. Michelangelo

Coluna B
(     ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na cultura greco-romana.
(     ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época.
(     ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
(     ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.

a) 1 - 3 - 2 - 4.
b) 2 - 4 - 3 - 1.
c) 3 - 1 - 2 - 4.
d) 4 - 3 - 1 - 2.
e) 4 - 3 - 2 - 1.


GABARITO

01. D                    02. C                    03. B                    04. E                    05. D                    06. A                    07. B

08. C                    09. B                    10. D                    11. A                    12. B                    13. E

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