sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


CONSUMISMO


01. Convivemos durante séculos com um modelo de economia historicamente consolidado, onde os que nasciam pobres seriam pobres durante a vida inteira. Sobre esse período é correto afirmar:

I- As crianças eram machucadas pela desnutrição com efeitos permanentes sobre o seu desenvolvimento físico e intelectual.
II- Crianças e adolescentes abandonaram a escola por necessitarem de trabalhar desde cedo para ajudar a família a ter comida.
III- Havia uma competição injusta entre os jovens pobres e ricos para entrarem numa universidade.
IV- As famílias eram bem estruturadas, com os seus direitos garantidos por lei.

a) apenas I
b) I e II
c) I e III
d) I, II e III
e) II e III

02. Destaque a alternativa que não contém hábitos de um consumidor consciente.
a) Pensa nos efeitos nocivos sobre a natureza.
b) Compra o necessário.
c) Supre suas frustrações emocionais realizando compras.
d) Repensa os valores enquanto humanos, dotados de sentimentos e emoções que não podem ser contabilizados.

03. O processo de industrialização em escala mundial, verificada no final do século XIX, contribuiu para o surgimento da chamada "indústria cultural". Por indústria cultural, entendemos que:
a) é por meio dela que nossas percepções e nossa memória se articulam, permitindo a interligação das ideias.
b) é pelo trabalho que o homem desenvolve suas potencialidades.
c) é a indústria de produtos culturais, aquela que utilizando os meios de comunicação de massa, visa exclusivamente incentivar o consumo de seus produtos, com o objetivo de obter cada vez maiores lucros.

04. A cada questionamento, escolha a alternativa que julgar correta para respondê-lo.

4.1 Qual é o público-alvo da "indústria cultural"?
a) apenas as pessoas de alto poder aquisitivo.
b) todas as pessoas, despertadas pelo desejo de consumo.
c) a classe média da sociedade.

4.2 Qual é o objetivo primordial da "indústria cultural"?
a) é vender mercadorias.
b) é importar mercadorias.
c) é exportar mercadorias.

4.3 Qual é o meio utilizado pela "indústria cultural" para despertar nas pessoas o desejo de consumir?
a) a propaganda boca-a-boca.
b) a internet.
c) os meios de comunicação de massa.

05. Vivemos uma cultura de violência, fomentada por diversos ciclos viciosos presentes em todos os lugares: na mídia, nos brinquedos, no trânsito, na vida, nas estruturas, na falta de respeito às pessoas. Isso tudo, somado ao:
a) conjunto de todos os esforços humanos em vista da sobrevivência planetária.
b) respeito à diversidade de culturas, religiões e povos.
c) caminho para a não-violência, desenvolvendo uma cultura de paz na vida cotidiana.
d) cuidado com a condição essencial do ser humano.
e) individualismo, materialismo e à busca pela satisfação imediata.

06. Destaque a alternativa que explica a frase: "A paz enfrenta atualmente uma realidade que se pode denominar paradoxal".
a) A não violência não é apenas um ideal a ser buscado, mas uma forma permanente de vida, baseada na justiça e na inclusão social.
b) Ao mesmo tempo em que a paz é violada é também reclamada, com a mesma intensidade da sua violação.
c) A paz enfrenta termos de realidade desejada.
d) A paz e a violência, em contrapartida, refletem a sociedade atual como meio de ver o mundo, encontrando em seus dizeres a posição social e política das pessoas, em relação a crença.

07. Complete as lacunas:

O * faz parte da sociedade contemporânea e se apresenta de tal maneira que nem sempre percebemos quando o fazemos.
O * é a lógica que rege a sociedade pautada no consumismo.
Somos induzidos através das * a adquirir os produtos disponíveis no mercado para as necessidades criadas por tal.
A * sofre impactos irremissíveis, afinal é ela que nos oferece as matérias-primas para produzir as mercadorias que consumimos.
Os avanços tecnológicos fornecem inovações que permitem a constante produção de bens * .
Os efeitos nocivos que causamos a natureza, revertem em males ao próprio ser * .
Sentimento que pode nos ajudar a combater o consumismo: * .

a) consumo - impulso - propagandas - natureza - materiais - humano - amor.
b) capitalismo - desejo - publicidades - sociedade - inovadores - humano - amor.
c) consumo - desejo - propagandas - natureza - espirituais - humano - amor.
d) capitalismo - impulso - publicidades - sociedade - materiais - humano - estima.
e) consumo - impulso - publicidades - natureza - inovadores - humano - estima.

08. A violência continua a ser uma constante na história. Os motivos que alimentam conflitos e guerras entre os seres humanos são diversos. Tudo faz parte de uma "iniquidade estrutural" que se traduz, em exceto:
a) a injustiça, que obriga a maioria a sobreviver com menos de um dólar por dia.
b) em interesses sociais e econômicos.
c) ao modo em que as pessoas são capazes de lidar com suas frustrações.
d) em divergências culturais e religiosas.
e) a individualidade e a busca pela satisfação imediata.

09. Discutindo a tendência consumista, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
a) (     ) A alienação permite a compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
b) (     ) O ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação.
c) (     ) A possibilidade de comprar está amplamente vinculada ao poder, já que o consumo é privilégio de classes mais ricas.
d) (    ) Há um contraste de desejos: crianças pobres e ricas querem os mesmos brinquedos, adultos de classes sociais distintas têm as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.
e) (     ) O ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência.


GABARITO

01. D

02. C

03. C

04) 4.1- B
      4.2- A
      4.3- C

05. E

06. B

07. A

08. C

09. A sequência correta é: V - V - V - V - F

Nenhum comentário:

Postar um comentário