TROVADORISMO
01. Leia atentamente o texto abaixo, considerando a sua temática e forma:
(Cantiga original) (Tradução)
Ondas do mar de Vigo, Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo? acaso vistes meu amigo?
E ai Deus, se verrá cedo! Queira Deus que ele venha cedo!
Ondas do mar levado, Ondas do mar agitado,
se vistes meu amado? acaso vistes meu amado?
E ai Deus, se verrá cedo! Queira Deus que ele venha cedo!
Se vistes meu amigo, Acaso vistes meu amigo,
o por que eu sospiro? aquele por quem suspiro?
E ai Deus, se verrá cedo! Queira Deus que ele venha cedo!
Se vistes meu amado, Acaso vistes meu amado,
Por que ei gram coidado? Por quem tenho grande cuidado (preocupação)?
E ai Deus, se verrá cedo! Queira Deus que ele venha cedo!
Martim Codax
Acerca do poema, é correto afirmar:
a) O uso de refrão e o paralelismo justificam a classificação como cantiga de amor.
b) A referência à natureza é meramente convencional, não expressando intimidade afetiva.
c) A expressão de sofrimento amoroso - "por quem tenho grande cuidado" - está de acordo com os padrões da cantiga de amor.
d) A enamorada, saudosa, dirige-se às ondas em busca de notícias do amigo que tarda.
e) Versos como "se vistes meu amado!" traduzem uma atitude de vassalagem amorosa.
02. Sobre a poesia trovadoresca, é incorreto afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.
03. Nas cantigas de amor,
a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o "eu-lírico" é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.
04. Na música popular brasileira, muitas são as canções que dialogam com a tradição trovadoresca, recuperando perspectivas sobre o amor e os sujeitos envolvidos nas relações amorosas. A seguir, leia duas dessas canções e, depois, responda as questões referentes às mesmas.
I. Queixa
Um amor assim delicado Princesa, surpresa, você me arrasou
Você pega e despreza Serpente, nem sente que me envenenou
Não devia ter despertado Senhora, e agora me diga aonde vou
Ajoelha e não reza Senhora, serpente, princesa
Dessa coisa que mete medo Um amor assim delicado
Pela sua gradeza Nenhum homem daria
Não sou o único culpado Talvez tenha sido pecado
Disso eu tenho a certeza Apostar na alegria
Princesa, surpresa, você me arrasou Você pensa que eu tenho tudo
Serpente, nem sente que me envenenou E vazio me deixa
Senhora, e agora me diga aonde vou Mas Deus não quer que eu fique mudo
Senhora, serpente, princesa E eu te grito essa queixa
Um amor assim violento Princesa, surpresa, você me arrasou
Quando torna-se mágoa Serpente, nem sente que me envenenou
É o avesso de um sentimento Senhora, e agora me diga aonde vou
Oceano sem água Senhora, serpente, princesa
Caetano Veloso
Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza
II. Com açúcar, com afeto
Com açúcar, com afeto Quando a noite enfim lhe cansa
Fiz seu doce predileto Você vem feito criança
Pra você parar em casa Pra chorar o meu perdão
Qual o quê! Qual o quê!
Com seu terno mais bonito Diz pra eu não ficar sentida
Você sai, não acredito Diz que vai mudar de vida
Quando diz que não se atrasa Pra agradar meu coração
Você diz que é um operário E ao lhe ver assim cansado
Sai em busca do salário Maltrapilho e maltratado
Pra poder me sustentar Ainda quis me aborrecer
Qual o quê! Qual o quê!
Chico Buarque
No caminho da oficina
Existe um bar em cada esquina
Pra você comemorar
Sei lá o quê!
Sei que alguém vai sentar junto
Você vai puxar assunto
Discutindo futebol
E ficar olhando as saias
De quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol
Vem a noite e mais um copo
Sei que alegre ma non troppo
Você vai querer cantar
Na caixinha um novo amigo
Vai bater um samba antigo
Pra você rememorar
Analise estas informações:
I. No texto I, há presença do sofrimento amoroso e de uma postura de subsmissão/devoção em relação à mulher amada.
II. No texto II, tanto o autor quanto o eu-lírico são masculinos.
III. Esses textos podem ser relacionados às cantigas de amor (texto I) e às cantigas de amigo (texto II).
Está(ão) correta(s):
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) apenas I
e) apenas II
05. "Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto." (Costa Pimpão)
a) Qual é essa "primeira época lírica" portuguesa?
______________________________________________________________________________________________
b) Que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?
______________________________________________________________________________________________
06. Leia:
Cantiga da Ribeirinha
No mundo ninguém se assemelha a mim
enquanto a vida continuar como vai
porque morro por vós, e ai
minha senhora de pele alva e faces rosadas,
quereis que vos descreva (retrate)
quando vos eu vi sem manto (saia: roupa íntima)
Maldito dia! me levantei
que não vos vi feia (ou seja, a viu mais bela)
E, minha senhora, desde aquele dia, ai!
tudo me foi muito mal
e vós, filha de don Pai
Moniz, e bem vos parece
de ter eu por vós guarvaia (guarvaia: roupa luxuosa)
pois eu, minha senhora, como mimo (ou prova de amor)
de vós nunca recebi
algo, mesmo que sem valor.
Paio Soares de Taveirós
a) Como se classifica essa cantiga?
______________________________________________________________________________________________
b) Transcreva a expressão onde fica clara a presença de vassalagem amorosa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Leia a seguinte estrofe do poema "Se eu não tenho, ela me tem".
"É tal a luz que dela vem
Que até me aqueço nessa dor
Sem outro sol que me conquiste,
Mas no sol ou no fogo
Não digo quem me inflama."
Arnaut Daniel
Um trovador, denominação de quem compunha cantigas, não poderia nunca revelar o nome da dama a quem dedicava suas canções. Transcreva os versos da estrofe acima que mostram que isso foi cumprido.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Identifique o tipo de cantiga a que se referem as características abaixo:
a) Autoria masculina/ sentimento feminino; ____________________________
b) Ambiente retratado: rural; ____________________________
c) A mulher é um ser mais real e concreto; ____________________________
05. "Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto." (Costa Pimpão)
a) Qual é essa "primeira época lírica" portuguesa?
______________________________________________________________________________________________
b) Que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?
______________________________________________________________________________________________
06. Leia:
Cantiga da Ribeirinha
No mundo ninguém se assemelha a mim
enquanto a vida continuar como vai
porque morro por vós, e ai
minha senhora de pele alva e faces rosadas,
quereis que vos descreva (retrate)
quando vos eu vi sem manto (saia: roupa íntima)
Maldito dia! me levantei
que não vos vi feia (ou seja, a viu mais bela)
E, minha senhora, desde aquele dia, ai!
tudo me foi muito mal
e vós, filha de don Pai
Moniz, e bem vos parece
de ter eu por vós guarvaia (guarvaia: roupa luxuosa)
pois eu, minha senhora, como mimo (ou prova de amor)
de vós nunca recebi
algo, mesmo que sem valor.
Paio Soares de Taveirós
a) Como se classifica essa cantiga?
______________________________________________________________________________________________
b) Transcreva a expressão onde fica clara a presença de vassalagem amorosa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Leia a seguinte estrofe do poema "Se eu não tenho, ela me tem".
"É tal a luz que dela vem
Que até me aqueço nessa dor
Sem outro sol que me conquiste,
Mas no sol ou no fogo
Não digo quem me inflama."
Arnaut Daniel
Um trovador, denominação de quem compunha cantigas, não poderia nunca revelar o nome da dama a quem dedicava suas canções. Transcreva os versos da estrofe acima que mostram que isso foi cumprido.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Identifique o tipo de cantiga a que se referem as características abaixo:
a) Autoria masculina/ sentimento feminino; ____________________________
b) Ambiente retratado: rural; ____________________________
c) A mulher é um ser mais real e concreto; ____________________________
GABARITO
01. D
02. B
03. D
04. C
05. a) Trovadorismo
b) As cantigas
06. a) Cantiga de amor
b) "Minha senhora"
07. "Mas no sol ou no fogo não digo quem me inflama"
08. a) Cantiga de amigo
b) Cantiga de amigo
c) Cantiga de amigo
05. a) Trovadorismo
b) As cantigas
06. a) Cantiga de amor
b) "Minha senhora"
07. "Mas no sol ou no fogo não digo quem me inflama"
08. a) Cantiga de amigo
b) Cantiga de amigo
c) Cantiga de amigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário