terça-feira, 31 de março de 2020

TROVADORISMO


01. Leia atentamente o texto abaixo, considerando a sua temática e forma:

(Cantiga original)                                        (Tradução)
Ondas do mar de Vigo,                                Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?                                   acaso vistes meu amigo?
E ai Deus, se verrá cedo!                              Queira Deus que ele venha cedo!
Ondas do mar levado,                                  Ondas do mar agitado,
se vistes meu amado?                                   acaso vistes meu amado?
E ai Deus, se verrá cedo!                               Queira Deus que ele venha cedo!
Se vistes meu amigo,                                    Acaso vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?                                   aquele por quem suspiro?
E ai Deus, se verrá cedo!                               Queira Deus que ele venha cedo!
Se vistes meu amado,                                   Acaso vistes meu amado,
Por que ei gram coidado?                             Por quem tenho grande cuidado (preocupação)?
E ai Deus, se verrá cedo!                               Queira Deus que ele venha cedo!
                                  Martim Codax

Acerca do poema, é correto afirmar:
a) O uso de refrão e o paralelismo justificam a classificação como cantiga de amor.
b) A referência à natureza é meramente convencional, não expressando intimidade afetiva.
c) A expressão de sofrimento amoroso - "por quem tenho grande cuidado" - está de acordo com os padrões da cantiga de amor.
d) A enamorada, saudosa, dirige-se às ondas em busca de notícias do amigo que tarda.
e) Versos como "se vistes meu amado!" traduzem uma atitude de vassalagem amorosa.

02. Sobre a poesia trovadoresca, é incorreto afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.

03. Nas cantigas de amor,
a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o "eu-lírico" é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

04. Na música popular brasileira, muitas são as canções que dialogam com a tradição trovadoresca, recuperando perspectivas sobre o amor e os sujeitos envolvidos nas relações amorosas. A seguir, leia duas dessas canções e, depois, responda as questões referentes às mesmas.

I. Queixa
Um amor assim delicado                                                        Princesa, surpresa, você me arrasou
Você pega e despreza                                                            Serpente, nem sente que me envenenou
Não devia ter despertado                                                       Senhora, e agora me diga aonde vou
Ajoelha e não reza                                                                Senhora, serpente, princesa

Dessa coisa que mete medo                                                    Um amor assim delicado
Pela sua gradeza                                                                    Nenhum homem daria
Não sou o único culpado                                                        Talvez tenha sido pecado
Disso eu tenho a certeza                                                        Apostar na alegria

Princesa, surpresa, você me arrasou                                        Você pensa que eu tenho tudo
Serpente, nem sente que me envenenou                                  E vazio me deixa
Senhora, e agora me diga aonde vou                                        Mas Deus não quer que eu fique mudo
Senhora, serpente, princesa                                                     E eu te grito essa queixa

Um amor assim violento                                                          Princesa, surpresa, você me arrasou
Quando torna-se mágoa                                                          Serpente, nem sente que me envenenou
É o avesso de um sentimento                                                   Senhora, e agora me diga aonde vou
Oceano sem água                                                                    Senhora, serpente, princesa
                                                                                                                                              Caetano Veloso
Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza

II. Com açúcar, com afeto
Com açúcar, com afeto                                                           Quando a noite enfim lhe cansa
Fiz seu doce predileto                                                            Você vem feito criança
Pra você parar em casa                                                           Pra chorar o meu perdão
Qual o quê!                                                                            Qual o quê!

Com seu terno mais bonito                                                     Diz pra eu não ficar sentida
Você sai, não acredito                                                             Diz que vai mudar de vida
Quando diz que não se atrasa                                                  Pra agradar meu coração

Você diz que é um operário                                                    E ao lhe ver assim cansado
Sai em busca do salário                                                          Maltrapilho e maltratado
Pra poder me sustentar                                                          Ainda quis me aborrecer
Qual o quê!                                                                            Qual o quê!
                                                                                                                                              Chico Buarque
No caminho da oficina                                                        
Existe um bar em cada esquina                                            
Pra você comemorar                                                           
Sei lá o quê!

Sei que alguém vai sentar junto
Você vai puxar assunto
Discutindo futebol

E ficar olhando as saias
De quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol

Vem a noite e mais um copo
Sei que alegre ma non troppo
Você vai querer cantar

Na caixinha um novo amigo
Vai bater um samba antigo
Pra você rememorar

Analise estas informações:
I. No texto I, há presença do sofrimento amoroso e de uma postura de subsmissão/devoção em relação à mulher amada.
II. No texto II, tanto o autor quanto o eu-lírico são masculinos.
III. Esses textos podem ser relacionados às cantigas de amor (texto I) e às cantigas de amigo (texto II).

Está(ão) correta(s):
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) apenas I
e) apenas II

05. "Coube ao século XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira época lírica. Em 1904, com a edição crítica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michaelis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande visão de conjunto do valiosíssimo espólio descoberto." (Costa Pimpão)

a) Qual é essa "primeira época lírica" portuguesa?
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b) Que tipos de composições poéticas se cultivavam nessa época?
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06. Leia:

Cantiga da Ribeirinha

No mundo ninguém se assemelha a mim
enquanto a vida continuar como vai
porque morro por vós, e ai
minha senhora de pele alva e faces rosadas,
quereis que vos descreva (retrate)
quando vos eu vi sem manto (saia: roupa íntima)
Maldito dia! me levantei
que não vos vi feia (ou seja, a viu mais bela)

E, minha senhora, desde aquele dia, ai!
tudo me foi muito mal
e vós, filha de don Pai
Moniz, e bem vos parece
de ter eu por vós guarvaia (guarvaia: roupa luxuosa)
pois eu, minha senhora, como mimo (ou prova de amor)
de vós nunca recebi
algo, mesmo que sem valor.
                                             Paio Soares de Taveirós

a) Como se classifica essa cantiga?
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b) Transcreva a expressão onde fica clara a presença de vassalagem amorosa.
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07. Leia a seguinte estrofe do poema "Se eu não tenho, ela me tem".

      "É tal a luz que dela vem
       Que até me aqueço nessa dor
       Sem outro sol que me conquiste,
       Mas no sol ou no fogo
       Não digo quem me inflama."
                                             Arnaut Daniel

Um trovador, denominação de quem compunha cantigas, não poderia nunca revelar o nome da dama a quem dedicava suas canções. Transcreva os versos da estrofe acima que mostram que isso foi cumprido.
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08. Identifique o tipo de cantiga a que se referem as características abaixo:

a) Autoria masculina/ sentimento feminino; ____________________________
b) Ambiente retratado: rural; ____________________________
c) A mulher é um ser mais real e concreto; ____________________________


GABARITO

01. D

02. B

03. D

04. C

05. a) Trovadorismo
      b) As cantigas

06. a) Cantiga de amor
      b) "Minha senhora"

07. "Mas no sol ou no fogo não digo quem me inflama"

08. a) Cantiga de amigo
      b) Cantiga de amigo
      c) Cantiga de amigo

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