quarta-feira, 1 de abril de 2020

NATURALISMO


(UNIFESP) A questão a seguir baseia-se no seguinte fragmento do romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo (1857-1913).

O cortiço
       Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de cá para lá com os tarecos ao ombro, numa balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do barão saíam clamores apopléticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.
        Os sinos da vizinhança começavam a badalar:
        E tudo era um clamor.
      A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno. E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca.
       Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas.
(Aluísio Azevedo. O cortiço)

01. O caráter naturalista dessa obra de Aluísio Azevedo oferece, de maneira figurada, um retrato de nosso país, no final do século XIX. Põe em evidência a competição dos mais fortes, entre si, e estes, esmagando as camadas de baixo, compostas de brancos, pobres, mestiços e escravos africanos. No ambiente de degradação de um cortiço, o autor expõe um quadro tenso de misérias materiais e humanas.

No fragmento, há várias outras características do Naturalismo. Aponte a alternativa em que as duas características apresentadas são corretas:
a) Exploração de comportamento animal e dos instintos baixos; enfoque da vida e dos fatos sociais contemporâneos ao escritor.
b) Visão subjetiva dada pelo foco narrativo; tensão conflitiva entre o ser humano e o meio ambiente.
c) Preferência pelos temas do passado, propiciando uma visão objetiva dos fatos; crítica aos valores burgueses e predileção pelos mais pobres.
d) A onisciência do narrador imprime-lhe o papel de criador e se confunde com a ideia de Deus; utilização de preciosismos vocabulares, para enfatizar o distanciamento entre a enunciação e os fatos enunciados.
e) Exploração de um tema em que o ser humano é aviltado pelo mais forte; predominância de elementos anticientíficos, para ajustar a narração ao ambiente degradante das personagens.

02. (UFV-MG) Leia o texto a seguir, retirado de O cortiço, e faça o que se pede:

       Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.
Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.
       [...]
       O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
AZEVEDO. Aluísio. O cortiço. 15. ed. São Paulo: Ática, 1984, p. 28-29.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma possível leitura do fragmento citado:
a) No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. Todo o cortiço é apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda como uma colmeia humana.
b) O texto apresenta um dinamismo descritivo, ao enfatizar os elementos visuais, olfativos e auditivos.
c) O discurso naturalista de Aluísio Azevedo enfatiza nos personagens de "O cortiço" o aspecto animalesco, "rasteiro" do ser humano, mas também a sua vitalidade e energia naturais, oriundas do prazer de existir.
d) Através da descrição do despertar do cortiço, o narrador apresenta os elementos introspectivos dos personagens, procurando criar correspondências entre o mundo físico e o metafísico.
e) Observa-se, no discurso de Aluísio Azevedo, pela constante utilização de metáforas e sinestesias, uma preocupação em apresentar elementos descritivos que comprovem a sua tese determinista.

03. Para responder à questão, analisar as afirmativas que seguem, sobre a obra O cortiço, de Aluísio Azevedo:

I. Romance no qual as pessoas existem em função de um espaço que simboliza forças econômicas em luta.
II. Os dramas individuais de Jerônimo, Firmo, Leónie, Pombinha, Bertoleza, Estela são corriqueiros, simples incidentes num contexto maior, denunciado pela voracidade. Nesse contexto, a visão de conjunto é mais importante que a visão singular.
III. O que une os habitantes daquele espaço sob o domínio de João Romão é a pobreza, a feiura, o sentido de derrota antecipada.
IV. O livro termina na auto-imolação de Bertoleza ao descobrir que fora enganada: sua carta de alforria era uma mentira e seu amante, não tendo coragem de matá-la, restituía-a ao cativeiro.
V. A luta entre os "cabeças-de-gato" e os "carapicus" é interrompida por causa de um incêndio provocado.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correto o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II, III, IV e V.

04. (ITA-SP) Assinale a alternativa em que se completa erradamente a seguinte proposição: Do romance O cortiço, pode-se dizer que:
a) é um romance urbano.
b) o autor admite a influência do meio no comportamento do indivíduo.
c) alcança a época da escravidão.
d) Romão é tudo, menos um ingrato.
e) o protagonista não se contenta com a ascensão econômica, quer a social também.

05. Considere as afirmações sobre o Naturalismo no Brasil:

I. Raça, clima, época, temperamento, bem como educação são fatores determinantes na conduta do homem na perspectiva naturalista.
II. O romance naturalista privilegia o homem metafísico em detrimento do homem natural, cujas ações e intenções são baseadas no instinto.
III. Tem como características, entre outras, o determinismo biológico, a tematização do patológico e a aplicação do método experimental.

É certo concluir que:
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) I e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


GABARITO

01. A

02. D

03. E

04. D

05. D

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