PRIMEIRO REINADO
1. (UNESP) Analise a charge e responda a questão.
A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:
a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das ideias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra.
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações nas estruturas econômicas e sociais do país.
e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.
2. Analise a composição abaixo:
Já podeis da Pátria Filhos
Ver contente a Mãe gentil
Já raiou a Liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil.
O Real Herdeiro Augusto
Conhecendo o engano vil
Em despeito dos Tiranos
Quis ficar no seu Brasil.
Composto em 1822 por Evaristo da Veiga, com música de D. Pedro I, o Hino da Independência do Brasil traz em sua letra marcas de identidade da nação brasileira no alvorecer do Império.
É correto afirmar que a letra do hino faz referência à (ao):
a) "mãe gentil" portuguesa, batalhadora na construção da liberdade política brasileira.
b) "Real Herdeiro Augusto", simbolizado na figura de D. João VI, que decidiu ficar no Brasil após 1822.
c) construção de uma liberdade nacional brasileira, ao criticar o servilismo da Colônia à Metrópole.
d) identidade de engajamento confederados do Equador nas lutas pela independência, representada no trecho "Brava gente brasileira".
e) libertação dos escravos, conforme expressa no verso "Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil".
3. (UFMG) Analise estas duas representações do chamado Grito do Ipiranga, de 7 de setembro de 1822:
A partir da análise dessas duas representações e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que, em ambas:
a) a disposição dos atores - coletivos e individuais -, bem como dos aspectos que compõem o cenário, é diferenciada e expressa uma visão particular sobre D. Pedro - na primeira, como o protagonista central; na segunda, como líder de uma ação popular.
b) as mesmas concepções históricas e estéticas fundamentam e explicam a participação dos mesmos grupos sociais e personagens históricos - o príncipe, militares, mulheres, camponeses e crianças.
c) D. Pedro, embora seja o protagonista, se destaca de modo diferente - na primeira, ele recebe o apoio de diversos grupos sociais; na segunda, a participação das camadas populares é mais restrita.
d) os artistas conseguem causar um mesmo efeito - descrever a independência do Brasil como um ato solene, grandioso, sem participação popular e protagonizado por D. Pedro.
4. Embora o jornal Revérbero procurasse construir um discurso de integração entre o Brasil e a América em prol da liberdade e contra o "despotismo" das Coroas ibéricas, sabe-se que, em comparação com o restante da América, o processo de independência do Brasil se diferenciou:
a) pelo caráter de continuidade da relação com a Coroa portuguesa e pela condução do processo de independência ter sido feita por camadas populares.
b) pela organização democrática do Estado e pela criação do Poder Moderador.
c) pelo caráter de continuidade da relação com a Coroa portuguesa e pela organização monárquica do Estado.
d) pela condução do processo de independência ter sido feita por camadas populares e pela organização monárquica do Estado.
e) pela organização monárquico-constitucional do Estado e pela não manutenção da unidade territorial do período colonial.
5. (MACKENZIE) O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:
a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.
b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.
c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.
d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.
e) promover um governo liberal e descentralizado através da Constituição de 1824.
6. O processo de emancipação política brasileiro:
a) tendeu a seguir o exemplo da América Espanhola, quer dizer, da independência da Bolívia, Venezuela e Peru.
b) contou com grande participação popular, principalmente de negros e mulatos do Nordeste, que viviam maior opressão.
c) marginalizou os elementos populares, e manteve as estruturas sociais e econômicas do período colonial.
d) foi completado com o grito do Ipiranga, em 7 de setembro, com a decisiva participação de D. Pedro.
e) somente foi consolidado após um ano de guerra contra Portugal, uma vez que a metrópole não aceitou a ruptura.
7. (FUVEST) O sistema eleitoral adotado no Império Brasileiro estabelecia o voto censitário. Esta afirmação significa que:
a) o sufrágio era indireto no que se referia às eleições gerais.
b) para ser eleitor era necessário possuir uma determinada renda anual.
c) as eleições eram efetuadas em dois turnos sucessivos.
d) o voto não era extensivo aos analfabetos e às mulheres.
e) por ocasião das eleições, realizava-se o recenseamento geral da população.
8. (CESGRANRIO) A Constituição imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial tais como o(a):
a) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas.
b) ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos.
c) laicização do Estado por influência das ideias liberais.
d) predominância do poder do imperador sobre todo o sistema através do Poder Moderador.
e) autonomia das Províncias e, principalmente, dos Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país.
9. (MACKENZIE) O episódio conhecido como "A Noite das Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com:
a) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembleia Constituinte.
b) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.
c) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.
d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I.
e) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para alojá-la no Brasil.
10. O trecho a seguir é de uma carta assinada por D. Pedro I:"Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa de meu muito amado e prezado filho o Sr. D. Pedro de Alcântara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império."
Sobre o processo para a abdicação do imperador ao trono brasileiro podemos mencionar que:
I. A crise financeira diante da desvalorização da moeda nacional frente à libra esterlina provocou o fechamento do Banco do Brasil, contribuindo para a impopularidade do imperador.
II. D. Pedro I perdeu o apoio político de grande parte da elite brasileira que era formada por grandes fazendeiros e comerciantes que estavam insatisfeitos com o seu autoritarismo expresso através do Poder Moderador.
III. Os enormes gastos nas batalhas da Guerra da Cisplatina deixaram a instituição militar extremamente insatisfeita com o imperador.
IV. A preocupação com a sucessão do trono português e a exigência das Cortes portuguesas para seu retorno imediato a Portugal levaram a abdicação de D. Pedro I.
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
a) ( ) foi proclamada em 7 de Setembro de 1822.
b) ( ) após a independência o Brasil adotou o regime republicano, como as demais nações latino-americanas.
c) ( ) dom Pedro de Alcântara tornou-se imperador do Brasil com o título de dom Pedro I.
d) ( ) a independência interessava aos ingleses, a elite brasileira e aos comerciantes e militares portugueses.
e) ( ) mesmo depois da proclamação, comerciantes e militares portugueses tentaram anulá-la.
12. Com relação à Confederação do Equador, podemos afirmar que:
a) ( ) ela pretendia restabelecer as estruturas do período colonial.
b) ( ) foi um movimento separatista organizado pela província de Pernambuco, contando com a adesão da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Piauí e do Ceará.
c) ( ) embora não tenha conseguido proclamar-se independente, ela obteve muitas conquistas.
d) ( ) após alguns combates, os rebeldes foram dominados pelas tropas de dom Pedro.
13. Sobre a independência do Brasil e o reinado de D. Pedro I, marque (V) ou (F) nas sentenças abaixo.
a) ( ) A independência foi um processo pacífico, não encontrando resistência interna.
b) ( ) O sistema político adotado pelo Brasil acompanhou a tendência dos outros países da América Latina, tornando-se uma República.
c) ( ) O processo de independência não contou com a participação popular, tendo sido conduzido pelas elites.
d) ( ) Ao assumir o governo, D. Pedro tratou de elaborar uma Constituição para o país, na defesa do direito de propriedade das terras para todos os brasileiros, o voto indireto e censitário e a libertação dos escravos.
e) ( ) Em seu governo, D. Pedro I enfrentou muitos movimentos contrários à independência e, mais tarde, ao governo monárquico.
14. Assinale a resposta correta:
I- Quais as províncias que resistiram à independência?
a) São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
b) Bahia, Pará e Província Cisplatina.
c) Pernambuco, Ceará e Bahia.
II- Algumas províncias foram contrárias à independência:
a) porque a burguesia lusitana mantinha importantes negócios nessas províncias.
b) porque os portugueses queriam manter a escravidão.
c) porque os portugueses estavam descontentes com dom Pedro.
15. Marque certo ou errado.
a) A Assembleia Constituinte convocada por Dom Pedro era formada em sua maioria por grandes proprietários de terras e de escravos.
( ) certo ( ) errado
b) Os constituintes apresentavam um projeto de lei, conhecido como Constituição da Mandioca, que foi totalmente aprovado por Dom Pedro.
( ) certo ( ) errado
c) O projeto constitucional de 1823 foi reformulado e, em 1824, Dom Pedro aprovou a nova carta.
( ) certo ( ) errado
d) A nova Carta ampliava os poderes do imperador, que passou a exercer o Poder Moderador além do Poder Executivo.
( ) certo ( ) errado
GABARITO
1. E
2. C
3. A
4. C
5. A
6. C
7. B
8. D
9. D
10. B
11. Alternativas A, C e E
12. Alternativas B e D
13. A sequência correta é: F - F - V - F - V
14. I-B
II-A
15. A sequência correta é: certo - errado - certo - certo
Nenhum comentário:
Postar um comentário