ROMANTISMO
I. Roteiro para compreensão da obra:
a) Ambiente: época e lugar;
b) Personagens centrais;
c) Foco narrativo;
d) Avaliar a importância e contribuição da obra e do autor à nossa literatura;
e) Tema central;
f) Justificar o título da obra;
g) Qualidades estilísticas;
h) Destacar, justificando, trechos ou cenas que mais impressionaram;
i) Destacar as imagens, as figuras literárias mais expressivas;
j) Destacar os pensamentos mais interessantes e comentá-los;
k) Qual a mensagem da obra?
02. Leia atentamente as estrofes abaixo:
I. Ai! Se eu visse no calor da sesta,
A mão tremente no calor das tuas
Amarrotado o teu vestido branco,
Soltos cabelos nas espáduas nuas!...
II. Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu na vaga
Como um íris no pélago profundo!...
Mas a infâmia demais!... Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo...
Andrada! Arranca este pendão dos ares!
Colombo! Fecha a porá dos teus mares!
III. E pois que és meu filho,
Meus brios reveste;
Tamoio nasceste,
Valente serás,
Sê duro guerreiro,
Robusto, fragueiro,
Brasão dos Tamoios,
Na guerra e na paz.
Cada uma delas pertence a um ator representativo de uma das gerações do Romantismo. Assinale a alternativa correta:
a) I. Castro Alves, II. Casimiro de Abreu, III. Gonçalves Dias.
b) I. Casimiro de Abreu, II. Castro Alves, III. Gonçalves Dias.
c) I. Álvares de Azevedo, II. Sousândrade, III. Gonçalves de Magalhães.
d) I. Fagundes Varela, II. Casimiro de Abreu, III. Castro Alves.
e) I. Casimiro de Abreu, II. Sousândrade, III. Gonçalves Dias.
03. (UEL-PR) O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por:
a) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença na sociedade.
b) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
d) teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
e) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.
04. (UFPA) Os poemas de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de ironia, tristeza, tombaria, sensualidade, tédio e humor. Estas características demonstram:
a) a carga de brasilidade do seu autor.
b) a preocupação do autor com os destinos de seu país.
c) os aspectos neoclássicos que ainda persistem nos versos desse autor.
d) o ultrarromantismo, marcante neste autor.
e) o aspecto social de seus versos.
05. (IME-RJ) Na visão romântica de José de Alencar, o índio é:
a) descrito como um ser preguiçoso, que passa o tempo sentado à porta da cabana.
b) um defensor árduo dos animais que são por ele atraídos.
c) idealizado para assumir características europeias.
d) exterminado para que os cristãos povoem as nossas terras.
06. Considere as seguintes afirmações sobre a obra de José de Alencar:
I- Nos romances regionalistas o autor procura representar diferentes contextos histórico-geográficos do país, como se constata em O sertanejo e O gaúcho.
II- A submissão do índio ao branco é a tônica de seus romances indianistas, o que se confirma em Iracema.
III- O conflito entre amor e dinheiro é fundamental nos romances urbanos do autor, como se observa em Senhora.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
07. Considere as seguintes afirmações:
I- Em O Seminarista e A Escrava Isaura, Bernardo Guimarães revelou o drama vivido pelos sertanejos vítimas da miséria e do abandono.
II- Em Lucíola e Senhora, José de Alencar discute, criticamente, os preconceitos, a hipocrisia e outros problemas morais da sociedade urbana carioca do século XIX.
III- Joaquim Manuel de Macedo, seguindo padrões literários dos folhetos europeus, criou o primeiro romance brasileiro, A Moreninha, revelando sua visão idealista da realidade.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
08. NÃO há no romance Iracema, de José de Alencar:
a) Linguagem elaborada, plena de metáforas e comparações.
b) Retrato idealizado da mulher.
c) Reinterpretação nacionalista de fatos da nossa história.
d) Exaltação da figura do índio, sua nobreza e valentia.
e) Valorização da vida urbana tipicamente brasileira.
09. Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:
I. Procura focalizar a corte; retrata a vida burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.
II. Foi uma das soluções encontradas pelo escritor brasileiro para repetir aqui a proposta europeia de volta ao passado. A civilização indígena representou literariamente o aspecto mais autêntico de nossa nacionalidade.
III. Pretende trazer à tona figuras históricas ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.
IV. Retrata diferentes partes do país, focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição aos valores urbanos da corte.
Tais características referem-se, respectivamente, aos romances:
a) históricos, indianistas, urbanos, regionalistas.
b) regionalistas, históricos, indianistas, urbanos.
c) indianistas, históricos, regionalistas, urbanos.
d) urbanos, indianistas, regionalistas, históricos.
e) urbanos, indianistas, históricos, regionalistas.
10. (UESPI-PI) Assinale a alternativa que se refere a José de Alencar e Castro Alves, nesta ordem.
a) O primeiro foi o poeta parnasiano, autor de O Caçador de Esmeraldas; o segundo foi o poeta romântico que cultivou o mal do século, versejando sobre o tédio de viver e sobre a morte.
b) Enquanto o primeiro foi o romancista conhecido por suas obras indianistas (O Guarani, Iracema), o segundo foi o poeta romântico que deu um sentido social e humanitário à sua poesia, denunciando os horrores da escravidão.
c) O primeiro foi um poeta moderno, autor de Espumas Flutuantes; o segundo foi romancista carioca, autor de A Moreninha.
d) O primeiro escreveu romances realistas, ambientados no Rio de Janeiro, como A Mão e a Luva; o segundo foi poeta indianista, autor de Os Timbiras.
e) O primeiro escreveu romances urbanos, como A Viuvinha, Senhora, Lucíola, sobre a vida carioca do século 19; o segundo foi poeta parnasiano, tendo como centro de sua poesia a preocupação formal e o ufanismo, sendo autor dos conhecidos versos "Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste".
11. Abaixo aparecem as duas primeiras estrofes de "Canção do Exílio" (1843), de Gonçalves Dias.
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Com base na leitura do fragmento da "Canção do Exílio" e em seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. O Romantismo brasileiro - cujo apogeu transformou o Rio de Janeiro no centro artístico-cultural do país - preocupava-se fundamentalmente com os problemas contemporâneos de então, sendo marcado por forte análise da sociedade a partir de grupos marginalizados.
II. A obra de Gonçalves Dias visa reforçar os laços que uniam os brasileiros e criar uma identidade nacional no recém-independente país, mostrando a relação entre o momento histórico de afirmação da nacionalidade e o Romantismo.
III. Gonçalves Dias inspirou-se na necessidade de se criar um passado mítico embasado na visão romântica da história brasileira, que buscava, à época, reforçar a independência política do país.
IV. O Romantismo - caracterizado também pelo desejo de expressar a subjetividade - foi o primeiro movimento literário significativo brasileiro, tendo surgido em Minas Gerais, no período de maior extração aurífera.
Apenas é correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e III.
12. (UFRS) Leia:
"A revolução romântica altera e subverte quase tudo o que era tido como consagrado no Classicismo. Assim, na proposta do Classicismo, o valor básico é situado na própria obra. O artista apaga-se por trás de sua realização (...). O Romantismo não aceita essa concepção. Para ele, o peso não está mais no produto; o que lhe importa é o artista e sua autoexpressão. A objetividade da obra como valor por si deixa de ser um elemento vital do fazer artístico. A criação (...) serve apenas de recurso, de via de comunicação para a mensagem interior do criador."
Em relação ao texto acima, é correto afirmar:
a) O Romantismo altera os padrões clássicos de Verdade e Beleza, mas o artista mantém sua posição de objetividade diante da obra.
b) Na concepção romântica de arte, o mais importante é a subjetividade do criador e o seu modo de expressá-la na obra.
c) Por não aceitar a concepção clássica, o Romantismo acaba enfatizando a obra em si mesma e isentando o artista de uma participação efetiva nela.
d) Embora Classicismo e Romantismo discordem quanto à presença do artista na obram a concepção de valor artístico, em ambos permanece inalterada.
13. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa.
a) O Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) O Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
c) O Romantismo, como estilo de Época, consistiu, basicamente, num fenômeno estético-literário, desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
d) O Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
e) O Romantismo caracterizou-se por um complexo de características como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.
14. I- Juca-Pirama
"Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros descendo
Da tribo tupi."
"Sempre o céu, como um teto incendiado
Cresce e punja teus membros malditos
E oceano de pó denegrido
Seja a terra ao ignavo Tupi!
Miserável, faminto, sedento,
Manitôs não lhe falem nos sonhos
E do horror os espectros medonhos
Traga sempre o cobarde após si."
Gonçalves Dias
Sobre os fragmentos literários acima, podemos afirmar:
I - Através de referências a costumes e crenças das tribos indígenas brasileiras, os versos expressam um nacionalismo guerreiro e primitivo.
II - Os versos de Gonçalves Dias revelam a tendência de voltar-se para o passado.
III - A falta de variação rítmica dos versos reforça o rigor formal do Romantismo.
IV - O vocabulário dos poemas românticos evita sistematicamente o uso de imagens e figuras de estilo.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.
(PUC-SP) Introdução: Para responder à questão 15, ler o texto que segue.
Adeus, meus sonhos!
Adeus meus sonhos, eu prateio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus? Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!
Álvares de Azevedo
15. Analisar as afirmações que seguem, sobre o texto.
O poeta:
I. relativiza sua amargura estando na iminência da morte.
II. lamenta ter-se dedicado a um amor não correspondido.
III. leva da vida apenas doces lembranças.
IV. suplica a Deus por um consolo antes de morrer.
Pela análise das afirmações, conclui-se que estão corretas:
a) a I e a II, apenas.
b) a I e a III, apenas.
c) a II e a IV, apenas.
d) a III e a IV, apenas.
e) a I, a II, a III e a IV.
16. Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I - A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II - Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III - A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e pelo tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
17. Identifique as gerações românticas a que pertencem os textos seguintes.
I. "Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade."
II. "Ó Guerreiros da Tripo Tupi,
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi."
III. "Quebre-se o cetro do papa,
Faça-se dele uma cruz!
A púrpura sirva ao povo
p'ra cobrir os ombros nus."
A sequência correta é:
a) 1ª geração, 2ª geração, 3ª geração.
b) 1ª geração, 3ª geração, 2ª geração.
c) 2ª geração, 3ª geração, 1ª geração.
d) 3ª geração, 2ª geração, 1ª geração.
e) 2ª geração, 1ª geração, 3ª geração.
Texto para a questão 18:
O navio negreiro
[...] Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo à tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
[...] Presa nos elos de uma só cadeia
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece...
Outro, que de martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
No entanto o capitão manda a manobra
E após, fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da roda fantástica a serpente
Faz doudas espirais!
Qual num sonho dantesco as sombras voam...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus... [...]
18. Indique a única alternativa correta sobre o poema O navio negreiro, de Castro Alves.
a) Trata-se de uma epopeia, à semelhança de Os Lusíadas, de Camões, pois exalta o negro e sua contribuição à cultura brasileira.
b) É um típico exemplo da segunda fase do Romantismo brasileiro, o byronismo, pela emoção intensa que permeia todo o poema.
c) Podemos considerá-lo o primeiro poema realista da literatura brasileira, porque retrata o sofrimento do escravo e denuncia a escravidão.
d) É o único poema de cunho social feito por Castro Alves, cuja obra é predominantemente voltada para poemas de amor e de exaltação da morte e da natureza.
e) Constitui um belo exemplo da fase condoreira do Romantismo brasileiro - no poema, o sentimento e a emoção, aliados a uma linguagem exuberante, estão a serviço da denúncia de um problema social grave: a escravidão.
11. Abaixo aparecem as duas primeiras estrofes de "Canção do Exílio" (1843), de Gonçalves Dias.
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
DIAS, Gonçalves. Obras poéticas de Antônio Gonçalves Dias. São Paulo, 1944.
Com base na leitura do fragmento da "Canção do Exílio" e em seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. O Romantismo brasileiro - cujo apogeu transformou o Rio de Janeiro no centro artístico-cultural do país - preocupava-se fundamentalmente com os problemas contemporâneos de então, sendo marcado por forte análise da sociedade a partir de grupos marginalizados.
II. A obra de Gonçalves Dias visa reforçar os laços que uniam os brasileiros e criar uma identidade nacional no recém-independente país, mostrando a relação entre o momento histórico de afirmação da nacionalidade e o Romantismo.
III. Gonçalves Dias inspirou-se na necessidade de se criar um passado mítico embasado na visão romântica da história brasileira, que buscava, à época, reforçar a independência política do país.
IV. O Romantismo - caracterizado também pelo desejo de expressar a subjetividade - foi o primeiro movimento literário significativo brasileiro, tendo surgido em Minas Gerais, no período de maior extração aurífera.
Apenas é correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e III.
12. (UFRS) Leia:
"A revolução romântica altera e subverte quase tudo o que era tido como consagrado no Classicismo. Assim, na proposta do Classicismo, o valor básico é situado na própria obra. O artista apaga-se por trás de sua realização (...). O Romantismo não aceita essa concepção. Para ele, o peso não está mais no produto; o que lhe importa é o artista e sua autoexpressão. A objetividade da obra como valor por si deixa de ser um elemento vital do fazer artístico. A criação (...) serve apenas de recurso, de via de comunicação para a mensagem interior do criador."
(A. Rosenfeld - J. Guinsburg)
Em relação ao texto acima, é correto afirmar:
a) O Romantismo altera os padrões clássicos de Verdade e Beleza, mas o artista mantém sua posição de objetividade diante da obra.
b) Na concepção romântica de arte, o mais importante é a subjetividade do criador e o seu modo de expressá-la na obra.
c) Por não aceitar a concepção clássica, o Romantismo acaba enfatizando a obra em si mesma e isentando o artista de uma participação efetiva nela.
d) Embora Classicismo e Romantismo discordem quanto à presença do artista na obram a concepção de valor artístico, em ambos permanece inalterada.
13. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa.
a) O Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) O Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
c) O Romantismo, como estilo de Época, consistiu, basicamente, num fenômeno estético-literário, desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
d) O Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
e) O Romantismo caracterizou-se por um complexo de características como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.
14. I- Juca-Pirama
"Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros descendo
Da tribo tupi."
"Sempre o céu, como um teto incendiado
Cresce e punja teus membros malditos
E oceano de pó denegrido
Seja a terra ao ignavo Tupi!
Miserável, faminto, sedento,
Manitôs não lhe falem nos sonhos
E do horror os espectros medonhos
Traga sempre o cobarde após si."
Gonçalves Dias
Sobre os fragmentos literários acima, podemos afirmar:
I - Através de referências a costumes e crenças das tribos indígenas brasileiras, os versos expressam um nacionalismo guerreiro e primitivo.
II - Os versos de Gonçalves Dias revelam a tendência de voltar-se para o passado.
III - A falta de variação rítmica dos versos reforça o rigor formal do Romantismo.
IV - O vocabulário dos poemas românticos evita sistematicamente o uso de imagens e figuras de estilo.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.
(PUC-SP) Introdução: Para responder à questão 15, ler o texto que segue.
Adeus, meus sonhos!
Adeus meus sonhos, eu prateio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh'alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus? Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!
Álvares de Azevedo
15. Analisar as afirmações que seguem, sobre o texto.
O poeta:
I. relativiza sua amargura estando na iminência da morte.
II. lamenta ter-se dedicado a um amor não correspondido.
III. leva da vida apenas doces lembranças.
IV. suplica a Deus por um consolo antes de morrer.
Pela análise das afirmações, conclui-se que estão corretas:
a) a I e a II, apenas.
b) a I e a III, apenas.
c) a II e a IV, apenas.
d) a III e a IV, apenas.
e) a I, a II, a III e a IV.
16. Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I - A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II - Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III - A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e pelo tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
17. Identifique as gerações românticas a que pertencem os textos seguintes.
I. "Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade."
II. "Ó Guerreiros da Tripo Tupi,
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi."
III. "Quebre-se o cetro do papa,
Faça-se dele uma cruz!
A púrpura sirva ao povo
p'ra cobrir os ombros nus."
A sequência correta é:
a) 1ª geração, 2ª geração, 3ª geração.
b) 1ª geração, 3ª geração, 2ª geração.
c) 2ª geração, 3ª geração, 1ª geração.
d) 3ª geração, 2ª geração, 1ª geração.
e) 2ª geração, 1ª geração, 3ª geração.
Texto para a questão 18:
O navio negreiro
[...] Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo à tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
[...] Presa nos elos de uma só cadeia
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece...
Outro, que de martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
No entanto o capitão manda a manobra
E após, fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da roda fantástica a serpente
Faz doudas espirais!
Qual num sonho dantesco as sombras voam...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus... [...]
18. Indique a única alternativa correta sobre o poema O navio negreiro, de Castro Alves.
a) Trata-se de uma epopeia, à semelhança de Os Lusíadas, de Camões, pois exalta o negro e sua contribuição à cultura brasileira.
b) É um típico exemplo da segunda fase do Romantismo brasileiro, o byronismo, pela emoção intensa que permeia todo o poema.
c) Podemos considerá-lo o primeiro poema realista da literatura brasileira, porque retrata o sofrimento do escravo e denuncia a escravidão.
d) É o único poema de cunho social feito por Castro Alves, cuja obra é predominantemente voltada para poemas de amor e de exaltação da morte e da natureza.
e) Constitui um belo exemplo da fase condoreira do Romantismo brasileiro - no poema, o sentimento e a emoção, aliados a uma linguagem exuberante, estão a serviço da denúncia de um problema social grave: a escravidão.
GABARITO
01. a) Final do século XVIII e metade do século XIX. Nas florestas, nas aldeias indígenas.
b) Iracema e Martim.
c) 3ª pessoa, narrador-observador.
d) "Iracema" é um exemplo de prosa poética de ficção romântica, exemplo do nacionalismo ufanista e indianista, com o qual Alencar contribuiu para a construção da identidade nacional valorizando a cultura primitiva em confronto com a cultura do colonizador.
e) A miscigenação de raças.
f) "Iracema" é um anagrama da palavra América, continente do qual faz parte o Brasil.
g) "Iracema" pode ser considerado um romance de prosa poética. Apresenta características românticas como: idealização, nacionalismo, indianismo, saudosismo, entre outros. Dá ênfase a língua tupi-guarani como forma de valorizar o Brasil. Possui figuras de linguagem como comparação, metáfora, além dos elementos épicos quando José de Alencar narra os feitos heroicos dos portugueses na imagem de Martim, e elementos líricos demonstrados no amor de Iracema por Martim.
h) O nascimento de Moacir, simbolizando o primeiro brasileiro, nascido da miscigenação de raças: indígena e europeia.
i) Figuras de linguagem de comparação: "a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite" (cap. II), metáforas como "o mel dos lábios de Iracema..." (cap. VIII).
j) Quando Martim pensa na sua terra, demonstrando o saudosismo marcante na obra.
k) A submissão da cultura indígena à cultura europeia.
02. B 03. C 04. D 05. C 06. E 07. D 08. E
09. E 10. B 11. E 12. B 13. A 14. A 15. C
16. C 17. E 18. E
09. E 10. B 11. E 12. B 13. A 14. A 15. C
16. C 17. E 18. E
Nenhum comentário:
Postar um comentário