sábado, 27 de maio de 2017

EGITO


01. (UECE) Sobre o papel do Rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

02. (UEL) A arquitetura dos templos do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se indicar a:
a) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.
b) utilização de tijolos de argila queimada na construção de paredes, escadarias e de colunas.
c) grandeza nas dimensões e construções sólidas.
d) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratadas.
e) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma construção.

03. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito pode-se afirmar que:
a) cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviver, tiveram de desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.

04. A partir deste trecho e de sua leitura do texto, identifique a alternativa correta:

"A um só tempo rei e deus, o faraó era senhor absoluto do país. O universo é o reino do faraó. As representações do monarca, na pintura e na escultura, refletem sempre a grandeza, inclusive no tamanho. O olho do faraó domina as multidões e ninguém pode escapar de seus golpes ou de sua perseguição."
AZEVEDO, A. C. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 171.

a) A civilização egípcia não chegou a constituir um império centralizado, inexistindo portanto a figura de um soberano com poderes sobre as populações que habitavam as margens do Nilo.
b) Os egípcios formularam uma religião que defendia a existência de um deus único, o mesmo que também era cultuado pelos hebreus.
c) Podemos caracterizar o regime político que predominou durante grande parte da história do Egito Antigo como uma Teocracia.
d) Diferentemente das outras civilizações que se desenvolveram na mesma época, a monarquia egípcia era marcada pela redução dos poderes reais.
e) Havia total independência entre Estado e religião no Egito Antigo.

05. (UFPE) Em relação à arte do Egito Antigo, identifique a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era uma arte abstrata de difícil interpretação.

06. Sobre os egípcios, analise as proposições abaixo:

I- A religião monoteísta foi o elemento cultural mais atuante em todos os períodos da história política do Egito Antigo.
II- A medicina, a arquitetura e a engenharia no Egito foram pouco utilizadas e insignificantemente estimuladas pelo poder central.
III- Estimulados pelos faraós e pelos sacerdotes, técnicos e artistas, atuando como verdadeiros funcionários do Estado, buscavam, em vão, através dos estudos da astronomia, elaborar um calendário.

a) Topas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

07. (UFC) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substitui o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos monarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.

08. (UFSM) Entre os tesouros encontrados no túmulo de Tutankhamon (faraó que reinou entre 1332 e 1322 a.C.), acha-se este baixo-relevo em ouro representando uma cena da vida privada da família real: a esposa do faraó esfregando óleo perfumado no corpo do marido. Dos artesãos e trabalhadores em geral que produziram o túmulo e suas riquezas, não se acharam vestígios.
(Ilustração da NATIONAL GEOGRAPHIC, junho 2005. p. 50.)
Sobre essas figuras anônimas, pode-se afirmar:

I. Eram cidadãos do Estado teocrático egípcio e, como tais, tinham direitos semelhantes aos dos seus reis e patrões.
II. Serviram aos soberanos egípcios e garantiram a sobrevivência dos valores deles por meio de obras artísticas.
III. Eram operários das obras funerárias dos reis e aristocratas e tinham seus direitos garantidos por severa legislação do Código de Hamurábi.
IV. Eram homens e mulheres que entregavam o trabalho e a vida para que a grandeza do Estado egípcio se perpetuasse no tempo.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.

09. No Egito qual a função das pirâmides?
a) Serem somente obras para mostrar o poder da capacidade egípcia de construção.
b) Marcos para mostrar a permanência dos hebreus no Egito.
c) Serem templos aos deuses, onde inclusive eram feitos sacrifícios humanos.
d) O de ser túmulos aos faraós que as mandaram construir.
e) Marcos do poder militar dos egípcios frente aos povos da África.

10. (UFSM) A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:
I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II - O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III - As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas III.
d) apenas III e IV.
e) apenas IV.

11. (UNIOESTE) Se tomarmos como referência a Antiguidade Oriental, é correto afirmar-se sobre a sociedade egípcia que:
(      ) os faraós, apesar de estarem no topo da hierarquia social, deviam obediência aos sacerdotes, que detinham o poder teocrático.
(     ) a alta nobreza era constituída pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelos oficiais superiores do exército, pelos chefes locais da administração e pelos sacerdotes.
(      ) os escribas, homens letrados, eram considerados os "olhos e ouvidos" do faraó.
(      ) os camponeses e os artesãos constituíam uma camada social dinâmica que controlava a economia agroindustrial egípcia.
(      ) os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e eram maltratados em todas as situações.


GABARITO

01. A                       02. C                       03. A                       04. C                       05. C                       06. E                       07. A

08. C                      09. D                       10. B

11. A sequência correta é: F - V - V - F - F

GRÉCIA


01. (PUCRS) Para responder à questão, relacione os períodos históricos da civilização grega (coluna A) a suas respectivas características essenciais (coluna B).

Coluna A
1. Período Homérico
2. Período Arcaico
3. Período Clássico
4. Período Helenístico

Coluna B
(      ) Consolidação das estruturas fundamentais da "polis", a mais célebre das instituições gregas, se destacando as cidades de Atenas e Esparta.
(       ) Grande parte do conhecimento sobre o período deve-se às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisseia.
(      ) Difusão da cultura grega no Oriente a partir das campanhas militares de Alexandre Magno, levando à fusão do racionalismo grego com o misticismo oriental. Ocorreu, no período, a progressiva ruptura na identificação do cidadão com sua "polis" de origem.
(       ) Período marcado por guerras entre elas as Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é:
a) 2 - 1 - 4 - 3
b) 1 - 2 - 3 - 4
c) 3 - 2 - 4 - 1
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 3 - 4 - 2 - 1

02. (UEL) Sobre o lugar social da mulher no contexto do pensamento dos filósofos gregos clássicos, é correto afirmar:
a) Na "Polis grega", as mulheres deveriam restringir-se à execução das tarefas domésticas, cabendo aos cidadãos a atuação na vida política, jurídica e administrativa.
b) Pelo fato de as mulheres possuírem habilidades diferentes em relação aos homens, Platão lhes concede tarefas menos exigentes, tais como o cuidado do lar e o exercício da filosofia.
c) Para Aristóteles, a justiça como equidade, se aplica também à esfera doméstica, devendo as mulheres receber tratamento baseado nos mesmos princípios válidos para os cidadãos.
d) Era consenso que a mulher deveria atuar, além da esfera privada, também na esfera pública, tendo o direito de influenciar nas decisões políticas.
e) Entendia-se que a tarefa das mulheres, que assumiam postos de liderança na Polis, era a de gerar filhos saudáveis para o Estado.

03. (UFC) "(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heroico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre inscrita na vida comum..."
VERNANT, Jean Pierre. L'individu, la mort, l'amour: soi-même et l'autre en Grece ancienne. Paris: Gallimard, 1989.p.217

Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga.
a) As epopeias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.
b) A Ilíada e a Odisseia foram as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.
c) A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.
d) Para os gregos a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.
e) A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.

04. (UFPE) Na construção da sociedade ocidental, há um destaque, dado por muitos historiadores, aos feitos da civilização da grega, nos setores mais diversos da sua vida. Muitos feitos culturais dos gregos:
a) permanecem atuantes na contemporaneidade, contribuindo para o pensamento ocidental, inclusive na formação de seus valores éticos e políticos.
b) distanciam-se totalmente dos princípios dos nossos tempos, não sendo retomados pelos pensadores do mundo atual.
c) estão restritos aos tempos da Antiguidade clássica, onde predominavam os interesses da aristocracia comercial de Atenas.
d) são diferentes dos feitos dos romanos e dos de outros povos da Antiguidade, pela universalização das suas práticas democráticas e estéticas.
e) ficaram restritos às conquistas estéticas da arquitetura e da escultura, onde se salientava a harmonia das formas como princípio estético.

05. (UFSCar) O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental.
(Bernard Williams, In: Finley M.I. "O legado da Grécia", 1998.)
A afirmação baseia-se no fato de que:
a) a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos.
b) os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição românica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas como Voltaire e Diderot.
c) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a lógica, a ética e a filosofia política.
d) os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna.
e) a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.

06. (UNIFESP) "Em todas as grandes civilizações que precederam a civilização grega, e de que ela foi tributária (assírio-babilônia, egípcia, fenícia, cretense), não se tinha visto nada de comparável em termos de comportamento social e práticas institucionais".
(Jean-Pierre Vernant, 1999.)
O autor está se referindo:
a) à escravidão.
b) ao politeísmo.
c) à política.
d) à ciência.
e) ao comércio.

07. (UFPB) A passagem abaixo é extraída da peça Antígone, do poeta e dramaturgo grego Sófocles (496-405 a.C.).

"– Guardas! Guardas! – grita Creonte, alucinado. – Levem depressa, e para bem longe daqui, este homem desgraçado que, querendo sobrepor-se aos deuses, matou noiva, filho, esposa e mãe. Ai de mim, tudo desmorona a meu redor. Um deus, sim, um deus desabou sobre mim com seu peso enorme e calcou aos pés a minha sorte.
– Não se devem ofender os deuses. Os golpes impiedosos que eles infligem ensinam os homens arrogantes a chegar à velhice com sabedoria. Eis a primeira condição da felicidade - concluiu o corifeu, secundado pelo coro dos velhos tebanos.
(SÓFOCLES, Antígone. Tradução e adaptação de Cecília Casas. São Paulo: Scipione, 2004, p. 38-39).

A tragédia clássica caracteriza-se pelas tentativas humanas de fugir do destino determinado pelos deuses. Na sociedade grega da Antiguidade:
a) os deuses eram divindades infalíveis e onipresentes e, por isso, detinham em suas mãos os destinos da humanidade.
b) Zeus era equivalente ao Deus dos cristãos, tendo apenas uma denominação distinta.
c) a religião estabelecia rígido controle moral, considerando como pecado o sexo e o consumo de vinho.
d) os deuses eram imagens projetadas dos próprios homens, adquirindo, além da forma humana, suas paixões, defeitos e vícios.
e) os deuses eram divindades abstratas, sem forma definida, possuindo apenas características morais e espirituais.

08. (UDESC) São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisseia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e consequências relacionadas com:
a) o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu.
b) a longa guerra contra a cidade de Troia.
c) a implantação da democracia em Atenas.
d) os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso.
e) a conquista da Grécia pelas tropas romanas.

09. (FATEC) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."
(Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na Antiguidade Clássica, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

10. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
a) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
b) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às cidades-estado gregas.
c) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
d) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.

11. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga?
a) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
b) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultural da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
c) O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
d) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.

12. Uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
a) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artístico dos seus cidadãos.
b) Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade com pouca mobilidade social.
c) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua história.
d) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais atividades econômicas.

13. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense?
a) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
b) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
c) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
d) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.

14. (FGV) A Guerra do Peloponeso (431 a.C. - 404 a.C.), que teve importância fundamental na evolução histórica da Grécia Antiga, resultou, entre outros fatores, de:
a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia Menor.
c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.
d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.
e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.

15. (UNESP) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantém na vida contemporânea podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

16. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.

17. (UFES) Entre as causas do declínio das cidades-estado da Grécia, é possível destacar o(a):
a) invasão e dominação persa.
b) rivalidade entre as cidades e a disputa pela hegemonia grega.
c) expansão cartaginesa pelo Mediterrâneo.
d) expansão do Império Romano.
e) desaparecimento e morte dos principais reis gregos, quando retornavam da Guerra de Troia.


GABARITO

01. A                       02. A                       03. B                       04. A                       05. C                       06. C                       07. D

08. B                       09. C                       10. D                        11. C                         12. B                        13. C                        14. C

15. B                         16. A                        17. B

MESOPOTÂMIA


01. Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?
a) Egípcios, gregos, romanos e hunos.
b) Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
c) Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.
d) Hebreus, hititas e egípcios.

02. Qual a característica geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram?
a) Presença de um vasto deserto com milhares de oásis.
b) Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas.
c) Muitas montanhas com presença de vales férteis.
d) Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.

03. Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?
a) Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.
b) Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se na construção de escolas de arte por toda a Mesopotâmia.
c) Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.
d) Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.

04. (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmicos, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:
a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios.
b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais.
c) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser.
d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas.
e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

05. (FATEC) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldeia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.

06. (UFSM) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:
a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

07. Leia, com atenção, o texto abaixo, que reproduz trechos de um conjunto de leis produzido na Antiguidade.

"Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu próprio olho será cego. Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem de sua categoria, os seus próprios dentes serão arrancados. Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto."

O conjunto de leis, destacado acima, refere-se:
a) à introdução dos princípios defendidos pela religião cristã na legislação romana ocorrida no século IV d.C.
b) à Lei das XII Tábuas, que regulamentava a condição dos escravos durante o início do processo de expansão territorial da República romana.
c) às determinações criadas em Atenas a partir do século VII a.C., atribuídas a legisladores como Dracon e Sólon.
d) às punições que o Faraó egípcio aplicava aos sacerdotes dos templos submetidos a impostos, que incluíam trabalhos forçados.
e) ao Código de Hamurábi, produzido na Mesopotâmia por volta do ano 1750 a.C., tido como uma das primeiras leis escritas existentes.

08. (PUC-PR) O Império Babilônico dominou diferentes povos como os sumérios, os acádios e os assírios. Para governar povos tão diferentes, o rei Hamurábi organizou o primeiro código de leis escritas, o Código de Hamurábi. Assinale a alternativa correta:
a) As leis aplicavam-se somente aos homens livres e que possuíssem propriedades.
b) Estabeleceu o princípio que todos eram iguais perante a lei e por isso um escravo teria os mesmos direitos que um homem livre.
c) O Código de Hamurábi representava os ideais democráticos do Império Babilônico.
d) O Código tinha como princípio a "pena de talião" resumida na expressão "olho por olho, dente por dente".
e) O Código considerava a mulher propriedade do homem e sem direitos.

09. (UFRN) A civilização da Mesopotâmia desenvolveu-se em região semi-árida onde se construiu grandes obras hidráulicas. Em razão disso, a estrutura sociopolítica assumiu a forma de Estado, que passou a:
a) organizar a produção comunitária das aldeias, controlar diques e canais de irrigação e apropriar-se dos excedentes produtivos.
b) desenvolver as atividades econômicas com base nas comunidades coletivistas e na propriedade comum de terra e dos canais de drenagem.
c) estimular a formação de grandes latifúndios, utilizar a escravidão individual e administrar as obras de drenagem e de irrigação.
d) definir, como diretriz para a vida econômica, o desenvolvimento do artesanato e do comércio que implicava a construção de pontos bem equipados.

10. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Os mesopotâmicos atribuíram muita importância à vida após a morte, e por isso construíram grandes túmulos, tal como os egípcios.
b) O Zigurate é um exemplo típico da criatividade literária dos mesopotâmicos.
c) O Código de Hamurábi estabelecia penas visando recuperar o criminoso e não retribuir-lhe mal cometido.
d) A escrita mesopotâmica padrão ficou conhecida com o nome de escrita cuneiforme.


GABARITO

01. B                       02. D                       03. A                       04. C                       05. B                       06. D                       07. E

08. D                      09. B                        10. D

sábado, 20 de maio de 2017

REINO ANIMALIA


01. Analise as afirmações abaixo e complete relacionando as informações sobre os Cnidários. Utilize P para pólipo e A para água-viva.
a) (      ) Apresenta corpo cilíndrico e são sésseis.
b) (      ) São livres e capazes de nadar.
c) (      ) A boca está localizada na parte inferior do corpo.
d) (      ) Tem o corpo semelhante a um guarda-chuva.
e) (      ) A boca está localizada na parte superior do corpo.

02. A esquistossomose observada no Brasil, causada pelo Schistosoma mansoni, é uma doença grave e debilitante. Na fase crônica, ocorre a inflamação do fígado e do baço, além da típica barriga d'água. Abaixo está descrito todo o ciclo da esquistossomose.

I- Um indivíduo contaminado joga suas fezes próximo a um rio.
II- A larva cercária penetra na pele do homem (hospedeiro definitivo) e atinge sua corrente sanguínea.
III- Os ovos caem na água e liberam larvas (miracídios).
IV- A cercária deixa o caramujo (hospedeiro intermediário) e entram em contato com a pele de um ser humano.
V- As larvas penetram no caramujo e se reproduzem, gerando as larvas cercárias.

A sequência correta desse ciclo está na alternativa:
a) I - II - IV - III - V
b) III - IV - II - V - I
c) III - II - I - IV - V
d) I - III - V - IV - II
e) II - IV - V - III - I

03. (PUC-SP) Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única CORRETA.
a) Trata-se e um nematelminto hermafrodita.
b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilíndrico e sistema nervoso completo.
c) Várias espécies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm o porco como hospedeiro intermediário.
d) É o verme causador da esquistossomose no ser humano.
e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.

04. Dos quatro grupos de animais (Poríferos, Cnidários, Platelmintos e Nematódeos), uma característica é comum a todos eles:
a) todos são hermafroditas.
b) todos apresentam boca e ânus.
c) todos vivem em água doce, salgada ou em solos úmidos.
d) todos apresentam simetria bilateral.


GABARITO

01. A sequência correta é: P - A - A - A - A

02. D                         03. E                         04. C

REINO PLANTAE


01. Esta questão diz respeito aos grandes grupos vegetais. Analise as afirmativas e considere F para falsa e V para verdadeira:

(      ) Na sua maioria são terrestres, de lugares úmidos e de pequeno porte (alguns centímetros), os musgos e as hepáticas são briófitas.
(       ) As samambaias e as avencas são pteridófitas. Os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores de seiva (vasos liberianos e vasos lenhosos).
(       ) As plantas com sementes podem ser divididas em: gimnospermas e angiospermas.
(     ) As angiospermas apresentam o seguinte ciclo reprodutivo: polinização, formação do tubo polínico, fecundação, formação dos frutos, dispersão das sementes e germinação das sementes.
(      ) As gimnospermas tem a extrema necessidade de água para sua reprodução e são constituídas por estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sendo a reprodução sexuada.

Marque a alternativa que representa a ordem das afirmações:
a) V - V - F - F - F
b) V - V - F - F - V
c) V - V - V - V - F
d) F - F - F - V - F
e) F - F - V - V - F

02. Sobre tecidos vegetais e nutrição das plantas, associe corretamente:

1. Tecido vegetal que protege e evita perda excessiva de água.
2. Tecido responsável pelo crescimento da planta.
3. Tecido responsável pela condução das seivas mineral e orgânica.
4. Tecido com função de dar firmeza, suporte e proteção aos órgãos das plantas.
5. Processo de nutrição das plantas, responsável por absorver substâncias como água e sais minerais.
6. Propriedade que os líquidos tem de subir por tubos muito finos.
7. Processo que elimina o excesso de água na forma de vapor de água.
8. Processo através do qual as plantas produzem seu alimento na presença de energia luminosa.
9. Substância que nutre as plantas e é composta de água e sais minerais; o mesmo que seiva bruta.
10. Substância que nutre as plantas e é rica em açúcares; o mesmo que seiva elaborada.

(      ) Capilaridade
(      ) Meristemático
(      ) Sustentação
(      ) Fotossíntese
(      ) Condução
(      ) Seiva mineral
(      ) Absorção
(      ) Revestimento
(      ) Seiva orgânica
(      ) Transpiração

03. A respiração assim como a fotossíntese também faz parte da nutrição das plantas, pois é através dela que a planta utiliza a energia do açúcar produzido na fotossíntese. Leia as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso.
(      ) É correto afirmar que as plantas fazem fotossíntese na presença de luz e respiram apenas na ausência de luz.
(      ) Na presença de luz, a planta durante a respiração, absorve gás oxigênio e libera gás carbônico.
(      ) Na presença de luz, no processo de fotossíntese, a planta absorve gás carbônico e libera gás oxigênio.
(      ) A respiração ocorre em organoides chamados de mitocôndrias.

04. Um marco importante para a evolução das plantas foi a independência de água para a reprodução. Isso aconteceu com as Gimnospermas e Angiospermas. Analise as afirmativas abaixo e associe as características com o grupo de plantas. Utilize G para Gimnospermas e A para Angiospermas.
(      ) Plantas de grande porte e vivem em regiões de clima frio. São vasculares, suas sementes são nuas (sem frutos); exemplo: pinheiros e araucárias.
(      ) Plantas de tamanho diferente, ampla distribuição geográfica; São vasculares; tem flores e frutos; exemplo: ipês, goiabeiras.
(      ) No ciclo de vida, a fecundação representa a união entre a oosfera (feminino) e núcleo espermático (masculino).
(    ) Estruturas reprodutivas (estróbilos); os estróbilos masculinos produzem grão de pólen, que entra em contato com o estróbilo feminino e dá origem ao tubo polínico.


GABARITO

01. C

02. A sequência correta é: 6 - 2 - 4 - 8 - 3 - 9 - 5 - 1 - 10 - 7

03. A sequência correta é: F - V - V - V

04. A sequência correta é: G - A - A - G - A

quinta-feira, 18 de maio de 2017

CHINA E ÍNDIA


01. "Trata-se, na verdade, de uma tentativa de conciliar o processo de abertura econômica (o estímulo à iniciativa privada, ao capital estrangeiro, à modernização do país) com a manutenção, no plano político, de uma ditadura de partido único."
(SENE, E. & MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização." São Paulo: Ed. Scipione, 1998, p. 178.)

O texto refere-se ao sistema político-econômico adotado no(a):
a) Índia.
b) Coreia do Sul.
c) Rússia.
d) China.

02. Há mais de 35 anos, a liderança chinesa ordenou a política do filho único a seu povo para conter o rápido crescimento da população. A medida foi acompanhada de uma abrangente campanha educacional. Preservativos foram distribuídos e as condições para o aborto foram simplificadas. Ela visava, além de conter a explosão populacional, reduzir a demanda por água e outros recursos naturais. Segundo estimativas, sem essa medida, o país teria 300 milhões de habitantes a mais do que os atuais 1,37 bilhão.
Disponível em: http://dw.com/pt/chineses-podem-voltar-a-ter-dois-filhos/a-18954257

A política de um filho na China, que perdurou por mais de três décadas, acarretou em consequências, tais como a (o):
a) equiparação do número de homens e mulheres.
b) aumento da população economicamente ativa.
c) incremento do exército de reserva.
d) ampliação da população jovem.
e) envelhecimento da população.

03. Ao limitar a maioria dos casais da China continental a um filho, a Comissão Nacional de População e Planejamento Familiar afirma que cerca de 400 milhões de nascimentos foram prevenidos de 1979 em diante.
"Os nascimentos prevenidos na China também são significativos para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente em todo o mundo", diz professor Yuan Xin, do Instituto de População e Desenvolvimento, parte da Universidade Nankai. "Mas esse mérito poderia ser desperdiçado caso a população chinesa viesse a consumir de modo incansável, como fazem os ocidentais, dado o tamanho da população do país".
Os dados oficiais demonstram que o consumo per capita chinês é 20% inferior ao dos Estados Unidos. Caso fossem iguais, o uso total de energia na China seria quatro vezes maior que o norte-americano.
De acordo com Yuan, o governo chinês reconheceu o potencial de consumo excessivo e adotou políticas que encorajam uma economia e estilo de vida verde. Promoveu o fechamento de indústrias poluentes e que consomem energia intensamente, desencorajou a compra de automóveis por meio de diversas medidas, promoveu a separação do lixo reciclável e a conservação de água e energia, e proibiu a distribuição de sacolas plásticas.
Folha de S. Paulo, 31/10/2011. Disponível em: Folha UOL

O texto revela os resultados das práticas de controle do crescimento e do modo de vida da população chinesa promovidas pelo governo. Entretanto, como possível problema ou efeito colaterais futuros dessa política podem citar:
a) O aumento das disparidades econômicas entre as diferentes regiões chinesas.
b) Problemas relacionados à previdência social e à aposentadoria, em virtude da inversão da pirâmide etária da população.
c) Diminuição do nacionalismo chinês em virtude do aumento da influência da globalização, o que poderia provocar a fragmentação do território da China.
d) As estratégias de redução de consumo podem provocar aumentos excessivos de inflação na economia chinesa.

04. Assinale a alternativa que preenche as lacunas no texto corretamente.

"A ____________ mudou de um sistema de planejamento central para uma economia voltada para o ___________________, com grande crescimento do setor _______________, tornando-se um importante país na determinação da dinâmica do ______________ mundial de bens e serviços, com mais de 6% do total das ______________  mundiais."

Escolha uma resposta.
a) China, comércio externo, exportador, comércio, exportações.
b) Índia, mercantilismo, industrial, mercado, importações.
c) Índia, comércio externo, agrícola, comércio, exportações.
d) China, mercado interno, de serviços, comércio, importações.
e) Rússia, provincianismo, agrícola, comércio, importações.

05. Sobre o mercado e o espaço chinês, marque a opção incorreta.
a) A abertura da economia chinesa ao capitalismo internacional provocou grande incremento da atividade industrial no país, sobretudo no setor de bens de consumo.
b) A produção da indústria chinesa está entre as menores do mundo.
c) Um dos principais fatores que permitiram a arrancada da produção industrial na China foi a abertura de importantes cidades portuárias aos investimentos estrangeiros.
d) A China enfrentará grandes desafios como conter o crescimento populacional, aumentar a produção de alimentos no campo e diminuir o seu frenético ritmo de degradação do meio ambiente.
e) Os reflexos do capitalismo tornam-se cada vez mais evidentes na China, a começar pelas suas maiores cidades, que se tornaram imensos canteiros de obras, onde enormes edifícios são erguidos para abrigar shopping centers e novas empresas.

06. Os princípios do hinduísmo favoreceram um sistema de castas que não permitia a mobilidade social. A sociedade era tradicionalmente dividida em camadas chamadas castas. Os integrantes de uma não podiam casar com os de outra. O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantêm vivo na cultura do povo:
a) druso.
b) chinês.
c) muçulmano.
d) indiano.

07. Alguns conflitos étnicos e separatistas ameaçam a unidade territorial da Índia. Além de confrontos entre hinduístas e sikhs, ainda se destaca:
a) a disputa pela região da Caxemira.
b) a disputa por territórios na América do Sul.
c) a luta com a China por regiões no Himalaia.
d) a conquista do Paquistão.

08. A Índia em função da diversidade étnica e religiosa apresenta vários conflitos separatistas, porém, uma chamou mais atenção do mundo mais recentemente, de modo que a disputa territorial dar-se-á entre a Índia e o Paquistão.

A região que permeia tal conflito é a (o):
a) Afeganistão.
b) Bangladesh.
c) Caxemira.
d) Assam.
e) Síria.

09. A Índia enviou seus principais aviões de combate para a Caxemira, alegando procurar um melhor controle da fronteira, mas analistas dizem que a manobra tem o Paquistão como alvo, depois que as relações entre os rivais nucleares azedaram nos últimos meses. Os dois países lutaram duas das três guerras que travaram entre si por causa da Caxemira, sobre a qual ambos reivindicam controle total, mas governam somente em parte.
http://extra.globo.com/noticias/mundo/india-envia-avioes-de-combate-caxemira-577397.html#ixzz3qto5LfzG
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u74184.shtml
A disputa pela Caxemira pode ameaçar a segurança mundial, pois tanto a Índia como o Paquistão:
a) prestam assistência militar e financeira a violentos atores não estatais.
b) se envolveram em guerras por procuração.
c) possuem um arsenal maior do que o das principais superpotências Estados Unidos, Rússia e China.
d) desenvolveram tecnologia de armas nucleares e têm realizado testes com bombas atômicas.
e) retaliaram o comércio britânico.

10. (PUC-SP) A Índia oferece modelos de espaços geográficos bastante diferenciados, projetando-se de forma global entre as nações em vias de desenvolvimento; todavia, em alguns setores são verificados avanços tecnológicos que lhe garantem posição entre os países desenvolvidos, como na:
a) rentabilidade da rizicultura.
b) produção da indústria de equipamentos.
c) educação maciça de sua população.
d) produção de energia nuclear.
e) intensidade de tráfego aéreo.

11. O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, escrita dois anos após a independência. No entanto, a abolição normal, ou seja, decretada por uma lei, obviamente não significou o fim do sistema de castas na Índia. Como sabemos uma lei não modifica costumes, ela é seu reflexo. Em dezembro de 2006, o Primeiro Ministro Manmohan Singh reconheceu que ainda há discriminação contra os intocáveis (párias), mesmo após 60 anos de proteção constitucional contra essa atitude.

De acordo com o texto, julgue as alternativas:
a) O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, contudo ainda persiste na Índia.
(      ) certo                    (      ) errado

b) O governo indiano não quer reconhecer que ainda existe sistema de castas na Índia.
(      ) certo                    (      ) errado

c) Mesmo existindo uma lei que proíbe o sistema de castas, ele persiste por se tratar de um costume muito antigo.
(      ) certo                    (      ) errado

d) Mesmo existindo ainda o sistema de castas, os intocáveis não são mais discriminados.
(      ) certo                    (      ) errado

12. A Índia enfrenta grandes desafios populacionais que interferem em um maior desenvolvimento econômico. Sobre esse tema, marque a opção correta.
a) O atual crescimento econômico já é percebido em alguns indicadores sociais, como na taxa de mortalidade infantil que é bem inferior à de países como o Brasil.
b) Um fator que limita o crescimento econômico indiano é a falta de recursos energéticos e minerais.
c) A qualidade de vida da maioria da população das cidades, como a de Mumbai, é bem elevada, pois existe grande assistência do governo, principalmente na área de saneamento básico e habitação.
d) A economia indiana é marcada por contrastes: de um lado, milhões de habitantes vivem em condições de vida precárias e, de outro lado, o país se destaca na produção de tecnologias avançadas.
e) A queda no crescimento da população se deu apenas com medidas educativas como a divulgação de métodos contraceptivos.

13. Milhares de pessoas chegam anualmente a Benares para purificar seu espírito nas águas do rio sagrado. Durante as cheias, suas águas depositam grande quantidade de limo nas margens, fazendo com que as terras cortadas pelo rio sagrado sejam talvez, as mais férteis do mundo, concentrando-se aí cerca de 150 milhões de pessoas cuja maioria vive de agricultura e, portanto, do benefício direto e indireto do sagrado rio.

Entre as alternativas abaixo, o texto melhor se aplica ao rio e ao país:
a) Tigre, Irã.
b) Ganges, Índia.
c) Meckong, Vietnã.
d) Eufrates, Iraque.
e) Indo, Paquistão.


GABARITO

01. D                    02. E                    03. B                    04. A                    05. B                    06. D                    07. A

08. C                    09. D                    10. D

11. A sequência correta é: certo - errado - certo - errado

12. D                    13. B

LEIS DE NEWTON


01. Considere as seguintes preposições:

I- Se um corpo estiver em repouso, assim permanecerá se a ele for aplicado um sistema nulo de duas forças.
II- Uma partícula que estiver em movimento retilíneo e uniforme assim permanecerá se a ele for aplicado um sistema nulo de duas forças.
III- Uma partícula sob a ação da resultante nula de forças está obrigatoriamente em repouso.

Está(ão) correta(s):
a) somente I
b) somente II
c) somente III
d) I e II
e) I e III

02. Considere as frases:

1. Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e direção, mas sentido contrário.
2. Certa lei física justifica o uso do cinto de segurança nos veículos.
3. A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam.

Pode-se associá-las as leis de Newton:
(A) Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia
(B) Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmina
(C) Terceira Lei de Newton ou Princípio da ação-e-reação

A combinação correta é:
a) A-1, B-2, C-3
b) A-2, B-1, C-3
c) A-3, B-2, C-1
d) A-1, B-3, C-2
e) A-2, B-3, C-1


GABARITO

01. B                         02. E

POLÍTICA


01. A política, assim como a epistemologia e a ética é uma das disciplinas que fazem parte da Filosofia. Sendo assim é correto afirmar que a Política trata:
a) do estudo dos costumes de um povo e suas relações cotidianas.
b) das questões relacionadas com a forma como os homens se organizam socialmente e buscam soluções para seus problemas e conflitos sociais, cujo objetivo é o bem comum.
c) das unidades políticas e social da qual participam o estado decidindo o destino das cidades.
d) da participação popular nas decisões das atividades deliberada de todos os assuntos.
e) da capacidade de impor obediência ao Estado.

02. No Brasil, podemos dizer que temos uma república presidencialista. Existem formas de governos diferentes, regimes de Governo e diferentes regimes político. Associe corretamente.

(1) Formas de governo;
(2) Regime de governo;
(3) Regime político;

(     ) República/ Monarquia
(     ) Democracia/ Ditadura
(     ) Parlamentarismo/ Presidencialismo

a) 1 - 2 - 3
b) 3 - 2 - 1
c) 2 - 3 - 1
d) 1 - 3 - 2
e) 2 - 1 - 3

03. O pensamento de Maquiavel em relação a política causou polêmica. Suas ideias foram postas na seguinte obra:
a) No Leviatã, que abordava o contrato social e que o homem era lobo de si próprio.
b) "O Príncipe", que abordava sobre as estratégias de se manter no poder em relação a política.
c) No Contrato Social, no qual o Estado é expressão de soberania.
d) "O Homem", no qual o próprio recorre para se defender.
e) "A política", cujo homem é um ser social.

04. Os contratualistas eram os filósofos que ao contrário de Aristóteles, entendiam ser o homem naturalmente sociável. Para eles, a vida em sociedade era resultado de um acordo estabelecido entre os homens pela necessidade de superar a insegurança e o medo. Sendo assim, instituíram:
a) O Contrato.
b) O Estado.
c) A Política.
d) A Igreja.
e) As teorias contratualistas.


GABARITO

01. B                         02. D                         03. B                         04. B

segunda-feira, 8 de maio de 2017

INSTITUIÇÕES SOCIAIS


01. As instituições sociais contribuem para a reprodução social.
Esta afirmação é:
a) verdadeira, porque as instituições funcionam pela ideologia e pela violência simbólica.
b) falsa, porque as instituições são o resultado das estratégias desenvolvidas, a nível individual, pelos atores sociais.
c) verdadeira, porque as instituições transmitem os saberes teóricos e práticos por forma a garantir a aceitação da ordem social.
d) falsa, porque as instituições são dominadas por grupos sociais que impõem pela violência física as suas práticas sociais.

02. As instituições sociais são os principais agentes da mudança social.
Esta afirmação é:
a) verdadeira, porque as instituições sociais englobam normas, representações, práticas e relações sociais, que produzem alterações na ordem social.
b) falsa, porque as instituições sociais são conjuntos relativamente estabilizados de práticas e de relações sociais, dotados de mecanismos de reprodução que prolongam essas instituições no tempo.
c) verdadeira, porque as instituições sociais transmitem valores, normas e comportamentos, que facilitam a aceitação da diversidade cultural e da mudança social.
d) falsa, porque as instituições sociais são dominadas por grupos primários que impõem pela violência, física ou simbólica, a sua cultura e as suas práticas sociais.

03. A família é um grupo social primário.
Esta afirmação é:
a) falsa, porque é uma coletividade estruturada constituída por um número reduzido de elementos.
b) verdadeira, porque é uma coletividade estruturada, cujo relacionamento entre os seus membros se baseia em fortes motivações afetivas.
c) falsa, porque é uma coletividade estruturada, cujos membros partilham valores culturais comuns.
d) verdadeira, porque é uma coletividade estruturada constituída por indivíduos numa situação temporária de grande proximidade física.


GABARITO

01. C                         02. B                         03. B

quarta-feira, 3 de maio de 2017

REGIÕES GEOECONÔMICAS


01. Observe o mapa a seguir e escolha a alternativa que apresenta a localização de cada região geoeconômica.
a) 1- Centro-Sul/ 2- Amazônia/ 3- Nordeste.
b) 1- Amazônia/ 2- Centro-Sul/ 3- Nordeste.
c) 1- Nordeste/ 2- Amazônia/ 3- Centro-Sul.
d) 1- Centro-Sul/ 2- Nordeste/ 3- Amazônia.

02. (UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

Está correto o contido em:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

03. A principal característica socioeconômica que difere o Complexo Regional da Amazônia das demais regiões geoeconômicas brasileiras é:
a) a concentração das atividades no setor primário, com destaque para o extrativismo.
b) o intensivo adensamento demográfico na segunda metade do século XX.
c) a presença da Zona Franca de Manaus, um importante polo industrial.
d) a existência de áreas comerciais de integração com os países ao norte.
e) a maior ocupação militar em razão da necessidade de preservação ambiental.

04. No complexo regional do Nordeste há uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste, que são:
a) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.
b) Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.
c) Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste.
d) Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.
e) Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga.

05. (UEPG) Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas do Brasil, assinale o que for correto.
a) Representa a região de ocupação mais antiga do país, sendo que durante três séculos foi a região mais rica e povoada do país, tendo a cana-de-açúcar como a principal riqueza do Brasil Colônia.
b) As práticas mais modernas da agropecuária encontram-se nessa região, especialmente no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
c) É a região mais povoada, urbanizada e industrializada do país, representada pelas importantes áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.
d) É a maior das três regiões geoeconômicas em extensão, seguida pelo Nordeste e pela Amazônia.
e) Aí se registram as mais constantes lutas pela posse de terras envolvendo posseiros, indígenas, grileiros, empresas e até o Estado.

06. A fertilidade dos solos da Amazônia concentra-se, em geral, apenas na camada de húmus formada pela decomposição de matéria-orgânica da floresta. Por isso, o uso inadequado do solo para as lavouras obriga agricultores a praticar a agricultura itinerante.
Sabendo disso, responda: O que é agricultura itinerante?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


GABARITO

01. B                         02. E                         03. A                         04. A                         05. C

06. Agricultura itinerante consiste na queimada da mata para limpar o solo e prepará-lo para ser cultivado. Ao se utilizar desta técnica, o agricultor acaba diminuindo a fertilidade do solo e com a falta de conservação é necessário o movimento periódico dos trabalhadores em busca de solos ainda férteis