sábado, 27 de maio de 2017

EGITO


01. (UECE) Sobre o papel do Rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

02. (UEL) A arquitetura dos templos do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se indicar a:
a) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.
b) utilização de tijolos de argila queimada na construção de paredes, escadarias e de colunas.
c) grandeza nas dimensões e construções sólidas.
d) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratadas.
e) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma construção.

03. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito pode-se afirmar que:
a) cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviver, tiveram de desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.

04. A partir deste trecho e de sua leitura do texto, identifique a alternativa correta:

"A um só tempo rei e deus, o faraó era senhor absoluto do país. O universo é o reino do faraó. As representações do monarca, na pintura e na escultura, refletem sempre a grandeza, inclusive no tamanho. O olho do faraó domina as multidões e ninguém pode escapar de seus golpes ou de sua perseguição."
AZEVEDO, A. C. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 171.

a) A civilização egípcia não chegou a constituir um império centralizado, inexistindo portanto a figura de um soberano com poderes sobre as populações que habitavam as margens do Nilo.
b) Os egípcios formularam uma religião que defendia a existência de um deus único, o mesmo que também era cultuado pelos hebreus.
c) Podemos caracterizar o regime político que predominou durante grande parte da história do Egito Antigo como uma Teocracia.
d) Diferentemente das outras civilizações que se desenvolveram na mesma época, a monarquia egípcia era marcada pela redução dos poderes reais.
e) Havia total independência entre Estado e religião no Egito Antigo.

05. (UFPE) Em relação à arte do Egito Antigo, identifique a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era uma arte abstrata de difícil interpretação.

06. Sobre os egípcios, analise as proposições abaixo:

I- A religião monoteísta foi o elemento cultural mais atuante em todos os períodos da história política do Egito Antigo.
II- A medicina, a arquitetura e a engenharia no Egito foram pouco utilizadas e insignificantemente estimuladas pelo poder central.
III- Estimulados pelos faraós e pelos sacerdotes, técnicos e artistas, atuando como verdadeiros funcionários do Estado, buscavam, em vão, através dos estudos da astronomia, elaborar um calendário.

a) Topas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

07. (UFC) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substitui o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos monarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.

08. (UFSM) Entre os tesouros encontrados no túmulo de Tutankhamon (faraó que reinou entre 1332 e 1322 a.C.), acha-se este baixo-relevo em ouro representando uma cena da vida privada da família real: a esposa do faraó esfregando óleo perfumado no corpo do marido. Dos artesãos e trabalhadores em geral que produziram o túmulo e suas riquezas, não se acharam vestígios.
(Ilustração da NATIONAL GEOGRAPHIC, junho 2005. p. 50.)
Sobre essas figuras anônimas, pode-se afirmar:

I. Eram cidadãos do Estado teocrático egípcio e, como tais, tinham direitos semelhantes aos dos seus reis e patrões.
II. Serviram aos soberanos egípcios e garantiram a sobrevivência dos valores deles por meio de obras artísticas.
III. Eram operários das obras funerárias dos reis e aristocratas e tinham seus direitos garantidos por severa legislação do Código de Hamurábi.
IV. Eram homens e mulheres que entregavam o trabalho e a vida para que a grandeza do Estado egípcio se perpetuasse no tempo.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.

09. No Egito qual a função das pirâmides?
a) Serem somente obras para mostrar o poder da capacidade egípcia de construção.
b) Marcos para mostrar a permanência dos hebreus no Egito.
c) Serem templos aos deuses, onde inclusive eram feitos sacrifícios humanos.
d) O de ser túmulos aos faraós que as mandaram construir.
e) Marcos do poder militar dos egípcios frente aos povos da África.

10. (UFSM) A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:
I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II - O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III - As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas III.
d) apenas III e IV.
e) apenas IV.

11. (UNIOESTE) Se tomarmos como referência a Antiguidade Oriental, é correto afirmar-se sobre a sociedade egípcia que:
(      ) os faraós, apesar de estarem no topo da hierarquia social, deviam obediência aos sacerdotes, que detinham o poder teocrático.
(     ) a alta nobreza era constituída pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelos oficiais superiores do exército, pelos chefes locais da administração e pelos sacerdotes.
(      ) os escribas, homens letrados, eram considerados os "olhos e ouvidos" do faraó.
(      ) os camponeses e os artesãos constituíam uma camada social dinâmica que controlava a economia agroindustrial egípcia.
(      ) os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e eram maltratados em todas as situações.


GABARITO

01. A                       02. C                       03. A                       04. C                       05. C                       06. E                       07. A

08. C                      09. D                       10. B

11. A sequência correta é: F - V - V - F - F

Nenhum comentário:

Postar um comentário