sábado, 27 de maio de 2017

GRÉCIA


01. (PUCRS) Para responder à questão, relacione os períodos históricos da civilização grega (coluna A) a suas respectivas características essenciais (coluna B).

Coluna A
1. Período Homérico
2. Período Arcaico
3. Período Clássico
4. Período Helenístico

Coluna B
(      ) Consolidação das estruturas fundamentais da "polis", a mais célebre das instituições gregas, se destacando as cidades de Atenas e Esparta.
(       ) Grande parte do conhecimento sobre o período deve-se às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisseia.
(      ) Difusão da cultura grega no Oriente a partir das campanhas militares de Alexandre Magno, levando à fusão do racionalismo grego com o misticismo oriental. Ocorreu, no período, a progressiva ruptura na identificação do cidadão com sua "polis" de origem.
(       ) Período marcado por guerras entre elas as Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é:
a) 2 - 1 - 4 - 3
b) 1 - 2 - 3 - 4
c) 3 - 2 - 4 - 1
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 3 - 4 - 2 - 1

02. (UEL) Sobre o lugar social da mulher no contexto do pensamento dos filósofos gregos clássicos, é correto afirmar:
a) Na "Polis grega", as mulheres deveriam restringir-se à execução das tarefas domésticas, cabendo aos cidadãos a atuação na vida política, jurídica e administrativa.
b) Pelo fato de as mulheres possuírem habilidades diferentes em relação aos homens, Platão lhes concede tarefas menos exigentes, tais como o cuidado do lar e o exercício da filosofia.
c) Para Aristóteles, a justiça como equidade, se aplica também à esfera doméstica, devendo as mulheres receber tratamento baseado nos mesmos princípios válidos para os cidadãos.
d) Era consenso que a mulher deveria atuar, além da esfera privada, também na esfera pública, tendo o direito de influenciar nas decisões políticas.
e) Entendia-se que a tarefa das mulheres, que assumiam postos de liderança na Polis, era a de gerar filhos saudáveis para o Estado.

03. (UFC) "(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heroico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre inscrita na vida comum..."
VERNANT, Jean Pierre. L'individu, la mort, l'amour: soi-même et l'autre en Grece ancienne. Paris: Gallimard, 1989.p.217

Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga.
a) As epopeias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.
b) A Ilíada e a Odisseia foram as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.
c) A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.
d) Para os gregos a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.
e) A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.

04. (UFPE) Na construção da sociedade ocidental, há um destaque, dado por muitos historiadores, aos feitos da civilização da grega, nos setores mais diversos da sua vida. Muitos feitos culturais dos gregos:
a) permanecem atuantes na contemporaneidade, contribuindo para o pensamento ocidental, inclusive na formação de seus valores éticos e políticos.
b) distanciam-se totalmente dos princípios dos nossos tempos, não sendo retomados pelos pensadores do mundo atual.
c) estão restritos aos tempos da Antiguidade clássica, onde predominavam os interesses da aristocracia comercial de Atenas.
d) são diferentes dos feitos dos romanos e dos de outros povos da Antiguidade, pela universalização das suas práticas democráticas e estéticas.
e) ficaram restritos às conquistas estéticas da arquitetura e da escultura, onde se salientava a harmonia das formas como princípio estético.

05. (UFSCar) O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental.
(Bernard Williams, In: Finley M.I. "O legado da Grécia", 1998.)
A afirmação baseia-se no fato de que:
a) a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos.
b) os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição românica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas como Voltaire e Diderot.
c) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a lógica, a ética e a filosofia política.
d) os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna.
e) a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.

06. (UNIFESP) "Em todas as grandes civilizações que precederam a civilização grega, e de que ela foi tributária (assírio-babilônia, egípcia, fenícia, cretense), não se tinha visto nada de comparável em termos de comportamento social e práticas institucionais".
(Jean-Pierre Vernant, 1999.)
O autor está se referindo:
a) à escravidão.
b) ao politeísmo.
c) à política.
d) à ciência.
e) ao comércio.

07. (UFPB) A passagem abaixo é extraída da peça Antígone, do poeta e dramaturgo grego Sófocles (496-405 a.C.).

"– Guardas! Guardas! – grita Creonte, alucinado. – Levem depressa, e para bem longe daqui, este homem desgraçado que, querendo sobrepor-se aos deuses, matou noiva, filho, esposa e mãe. Ai de mim, tudo desmorona a meu redor. Um deus, sim, um deus desabou sobre mim com seu peso enorme e calcou aos pés a minha sorte.
– Não se devem ofender os deuses. Os golpes impiedosos que eles infligem ensinam os homens arrogantes a chegar à velhice com sabedoria. Eis a primeira condição da felicidade - concluiu o corifeu, secundado pelo coro dos velhos tebanos.
(SÓFOCLES, Antígone. Tradução e adaptação de Cecília Casas. São Paulo: Scipione, 2004, p. 38-39).

A tragédia clássica caracteriza-se pelas tentativas humanas de fugir do destino determinado pelos deuses. Na sociedade grega da Antiguidade:
a) os deuses eram divindades infalíveis e onipresentes e, por isso, detinham em suas mãos os destinos da humanidade.
b) Zeus era equivalente ao Deus dos cristãos, tendo apenas uma denominação distinta.
c) a religião estabelecia rígido controle moral, considerando como pecado o sexo e o consumo de vinho.
d) os deuses eram imagens projetadas dos próprios homens, adquirindo, além da forma humana, suas paixões, defeitos e vícios.
e) os deuses eram divindades abstratas, sem forma definida, possuindo apenas características morais e espirituais.

08. (UDESC) São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisseia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e consequências relacionadas com:
a) o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu.
b) a longa guerra contra a cidade de Troia.
c) a implantação da democracia em Atenas.
d) os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso.
e) a conquista da Grécia pelas tropas romanas.

09. (FATEC) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."
(Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na Antiguidade Clássica, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

10. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
a) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
b) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às cidades-estado gregas.
c) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
d) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.

11. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga?
a) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
b) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultural da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
c) O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
d) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.

12. Uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
a) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artístico dos seus cidadãos.
b) Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade com pouca mobilidade social.
c) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua história.
d) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais atividades econômicas.

13. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense?
a) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
b) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
c) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
d) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.

14. (FGV) A Guerra do Peloponeso (431 a.C. - 404 a.C.), que teve importância fundamental na evolução histórica da Grécia Antiga, resultou, entre outros fatores, de:
a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia Menor.
c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.
d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.
e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.

15. (UNESP) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantém na vida contemporânea podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

16. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.

17. (UFES) Entre as causas do declínio das cidades-estado da Grécia, é possível destacar o(a):
a) invasão e dominação persa.
b) rivalidade entre as cidades e a disputa pela hegemonia grega.
c) expansão cartaginesa pelo Mediterrâneo.
d) expansão do Império Romano.
e) desaparecimento e morte dos principais reis gregos, quando retornavam da Guerra de Troia.


GABARITO

01. A                       02. A                       03. B                       04. A                       05. C                       06. C                       07. D

08. B                       09. C                       10. D                        11. C                         12. B                        13. C                        14. C

15. B                         16. A                        17. B

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