terça-feira, 31 de março de 2020

ARCADISMO


01. Leia os versos de "Luar do Sertão":

[...] Oh! Que saudade do luar da minha terra
Lá na serra branquejando
Folhas secas pelo chão
Esse luar cá de cidade tão escuro
Não tem aquela saudade
Do luar lá do sertão!

Os versos acima ilustram características do Arcadismo:
a) exaltação à natureza da terra natal.
b) declarada contenção dos sentimentos.
c) expressão de sentimentos universais.
d) volta ao passado para escapar das agruras do presente.
e) oposição entre o campo e a cidade.

02. Leia os versos transcritos a seguir:

                   Texto I
Alguém há de cuidar que é frase inchada,
Daquela que lá se usa entre essa gente
Que julga que diz muito e não diz nada.
                                            (Cláudio Manuel da Costa)

                   Texto II
Irás a divertir-te na floresta,
Sustentada, Marília, no meu braço;
Aqui descansarei a quente sesta;
Dormindo um leve sono em teu regaço.
                                            (Tomás Antonio Gonzaga)

Os dois textos servem de exemplo para lemas difundidos pelas arcádias. São, respectivamente:
a) fugere urbem e locus amoenus.
b) inutilia truncat e locus amoenus.
c) carpe diem e fugere urbem.
d) locus amoenus e inutilia truncat.
e) inutilia truncat e carpe diem.

03. (U. F. Ouro Preto-MG) Com relação a "Marília de Dirceu", de Tomás Antonio Gonzaga, assinale a alternativa incorreta:
a) As liras que compõem o livro são quase sempre poemas de lirismo amoroso que invocam a pastora Marília, amada do pastor Dirceu.
b) Apesar de invocarem com grande frequência o tema do amor, as liras não apresentam a atmosfera experimentada dos conflitos de paixão, antes exaltam a serenidade e a naturalidade na relação amorosa.
c) Muitas das liras são dedicadas à tarefa de demonstrar à bem-amada a ordem a harmonia das coisas naturais.
d) Tendo sido Gonzaga um inconfidente, escreveu esse livro para descrever a situação geral da Colônia, oprimida pela exploração ferrenha da metrópole portuguesa.
e) Algumas liras são destinadas a afirmar a dignidade e a valia do pastor Dirceu. Grande parte delas foi escrita no período em que Gonzaga esteve preso e, assim, revela-se, sob o disfarce do pastor, a presença dos dramas pessoais do autor, caído em desgraça, no momento da produção dos poemas.

04. Considere as afirmativas abaixo referentes ao Arcadismo brasileiro e coloque V ou F:

(     ) Os poetas enfatizam a subjetividade, pois estavam convencidos de que deviam expressar em seus textos sentimentos intensos, passionais e impulsivos.
(      ) A vinculação ao mundo natural se dá através de uma poesia de caráter pastoril.
(    ) A valorização da paz campestre e da harmonia natural se contrapunha também à instabilidade do cenário político e social do período: os anos 1.700 foram marcados por diversas crises.
(    ) Defende-se a imitação da simplicidade dos autores clássicos, que produziram suas obras na Antiguidade greco-romana e no Barroco.
(      ) A natureza adquire um sentido de simplicidade, verdade e harmonia, impondo-se como modelo para a realização do ser humano.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:
a) F, F, F, V, V.
b) V, V, V, F, F.
c) F, V, V, F, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, V, F.

05. (Enem) Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção.

1    Torno a ver-vos, ó montes; o destino
      Aqui me torna a pôr nestes outeiros,
      Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
4    Pelo traje da Corte, rico e fino.

      Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
      Os meus fiéis, meus doces companheiros,
7     Vendo correr os míseros vaqueiros
      Atrás de seu cansado desatino.

      Se o bem desta choupana pode tanto,
10   Que chega a ter mais preço, e mais valia
      Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

      Aqui descanse a louca fantasia,
13   E o que até agora se tornava em pranto
      Se converta em afetos de alegria.
                                            Claudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho, A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.

a) Os "montes" e "outeiros", mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje "rico e fino".
b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.
c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional.
d) A relação de vantagem da "choupana" sobre a "cidade", na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a metrópole.
e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria.

06. (UPE) Sobre as Cartas Chilenas e o contexto histórico-literário em que se inserem, analise as proposições a seguir.

I. As Cartas Chilenas constituem o primeiro caso brasileiro de produção de poemas satíricos, ou seja, poemas destinados à sátira de situações sociais e políticas.
II. Valendo-se de nomes fictícios, as cartas fazem referências à administração de Luís da Cunha de Meneses, governador da capitania de Minas Gerais, de 1783 a 1788.
III. O poeta se utilizou de uma série de convenções retóricas que faziam parte dos princípios literários do Arcadismo.
IV. Nas cartas, a descrição da natureza constitui um prenúncio do Romantismo brasileiro, uma vez que a alma do poeta divaga nas imagens descritas.
V. Visto que as cartas foram distribuídas anonimamente, não se sabe, hoje, ao certo quem as escreveu; o que há são suposições infundadas.

Estão corretas apenas:
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II, III e V.
d) III e IV.
e) I, II, III e V.


GABARITO

01. E

02. C

03. D

04. C

05. B

06. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário