BARROCO
01. (UEL/PR) O Barroco manifesta-se entre os séculos XVI e XVII, momento em que os ideais da Reforma entram em confronto com a Contrarreforma católica, ocasionando no plano das artes uma difícil conciliação entre o teocentrismo e o antropocentrismo. A alternativa que contém os versos que melhor expressam esse conflito é:
a) Um paiá de Monal, bonzo bramá
Primaz da Cafraria do Pegu,
Que sem ser do Pequim, por ser do Açu,
Quer ser filho do sol, nascendo cá.
(Gregório de Matos)
b) Temerária, soberba, confiada,
Por altiva, por densa, por lustrosa,
A exaltação, a névoa, a mariposa,
Sobe ao sol, cobre o dia, a luz lhe enfada.
(Botelho de Oliveira)
c) Fábio, que pouco entendes de finezas!
Quem faz só o que pode a pouco obriga:
Quem contra os impossíveis se afadiga,
A esse cede amor em mil ternezas.
(Gregório de Matos)
d) Luzes qual sol entre astros brilhadores,
Se bem rei mais propício, e mais amado;
Que ele estrelas desterra em régio estado,
Em régio estado não desterras flores.
(Botelho de Oliveira)
e) Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
(Gregório de Matos)
02. Leia os textos a seguir para responder a questão.
I. Pobre terra da Bruzundanga! Velha, na sua maior parte, como o planeta, toda a sua missão tem sido criar a vida, e a fecundidade para os outros, pois nunca os que nela nasceram, os que nela viveram, os que a amaram e sugaram-lhe o leite, tiveram sossego sobre o seu solo!
(Lima Barreto. AS BRUZUNDANGAS)
II. Senhora Dona Bahia,
nobre e opulenta cidade,
madrasta doa Naturais,
e dos Estrangeiros madre.
Dizei-me por vida vossa,
Em que fundais o ditame
De exaltar os que aí vêm,
E abater os que ali nascem?
(Gregório de Matos. POESIAS SELECIONADAS)
Analise as afirmações:
I. Lima Barreto e Gregório de Matos estão distantes, cronologicamente, na literatura brasileira. Mas os autores podem ser aproximados pelo teor lírico que imprimiram às suas obras.
II. Os dois textos falam da dificuldade que os brasileiros têm de viver em sua terra, enquanto os estrangeiros aqui enriquecem com facilidade.
III. Podemos identificar as figuras de linguagem: aliteração, no texto I, e antítese, no texto II.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) I e II.
e) II e III.
03. Leia este soneto: Achando-se um braço perdido do menino Deus de N. S das maravilhas, que desacataram infiéis na sé da Bahia.
Soneto
O todo em parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Em todo o sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo.
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.
Não se sabendo parte deste todo,
Um braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.
(Gregório de Matos. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1976.)
Analise as afirmações sobre esse poema:
I. O soneto valoriza cada parte do corpo inteiro de Cristo.
II. O poeta considera sagrado apenas o corpo inteiro e não as partes.
III. O texto é satírico e humaniza a figura divina de Cristo.
Assinale a alternativa correta a respeito das afirmações:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Todas estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Apenas I e II estão corretas.
04. Leia as estrofes:
I. "Nariz de embono
com tal sacada
que entra na escada
duas horas primeiro
que seu dono"
(Gregório de Matos)
II. "Terra que não aparece
Neste mapa universal
Com outra; ou são ruins todas,
Ou ela somente é má".
(Gregório de Matos)
Essas estrofes pertencem a que tipo de poesia de Gregório de Matos?
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03. Leia este soneto: Achando-se um braço perdido do menino Deus de N. S das maravilhas, que desacataram infiéis na sé da Bahia.
Soneto
O todo em parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Em todo o sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo.
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte.
Não se sabendo parte deste todo,
Um braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos diz as partes todas deste todo.
(Gregório de Matos. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1976.)
Analise as afirmações sobre esse poema:
I. O soneto valoriza cada parte do corpo inteiro de Cristo.
II. O poeta considera sagrado apenas o corpo inteiro e não as partes.
III. O texto é satírico e humaniza a figura divina de Cristo.
Assinale a alternativa correta a respeito das afirmações:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Todas estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Apenas I e II estão corretas.
04. Leia as estrofes:
I. "Nariz de embono
com tal sacada
que entra na escada
duas horas primeiro
que seu dono"
(Gregório de Matos)
II. "Terra que não aparece
Neste mapa universal
Com outra; ou são ruins todas,
Ou ela somente é má".
(Gregório de Matos)
Essas estrofes pertencem a que tipo de poesia de Gregório de Matos?
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GABARITO
01. E
02. E
03. A
04. Poesias satíricas
03. A
04. Poesias satíricas
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