REVOLUÇÃO FRANCESA
1. Em análise à Revolução Francesa, podemos afirmar que:
a) ( ) eclodiu naquela que era a nação mais rica do mundo, com um rei centralizador, o maior exército da Europa e a população mais letrada.
b) ( ) representou a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.
c) ( ) seu líder colocou a nação contra o rei e a rainha que simbolizavam a corte corrupta da época.
d) ( ) aboliu a mais consolidada e gloriosa monarquia da Europa, com a execução de Luís XVI e Maria Antonieta na guilhotina.
e) ( ) preservou os direitos feudais e garantiu os privilégios da nobreza francesa.
f) ( ) apresentou uma noção de cidadania elaborada pela reflexão política do Século das Luzes e de seus principais nomes, como Montesquieu, Voltaire e Rousseau.
2. "Gritos de liberdade ecoam pelos becos da Paris do final do século XVIII. Os pobres clamam por igualdade e os oprimidos exigem fraternidade."
a) ( ) foi a primeira revolução de influência iluminista na história da Europa.
b) ( ) foi marcada pelo abismo entre a riqueza da aristocracia e do clero e a pobreza dos camponeses.
c) ( ) manifestou caráter exclusivamente político, portadora de propostas absolutistas.
d) ( ) a terra feudal começou a rejeitar à tradição aristocrática e seus privilégios passaram a ser questionados.
e) ( ) apesar da ideologia revolucionária, não houve confronto com a Igreja.
f) ( ) eliminou privilégios do Antigo Regime, dominado pelo clero e pela nobreza, e difundiu os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
g) ( ) significou a consolidação dos ideais iluministas, favorecendo os privilégios aclamados pela burguesia.
f) ( ) apresentou uma noção de cidadania elaborada pela reflexão política do Século das Luzes e de seus principais nomes, como Montesquieu, Voltaire e Rousseau.
2. "Gritos de liberdade ecoam pelos becos da Paris do final do século XVIII. Os pobres clamam por igualdade e os oprimidos exigem fraternidade."
https://filmow.com/revolucao-francesa-t33051/
Sobre a Revolução Francesa, assinale o que for correto.a) ( ) foi a primeira revolução de influência iluminista na história da Europa.
b) ( ) foi marcada pelo abismo entre a riqueza da aristocracia e do clero e a pobreza dos camponeses.
c) ( ) manifestou caráter exclusivamente político, portadora de propostas absolutistas.
d) ( ) a terra feudal começou a rejeitar à tradição aristocrática e seus privilégios passaram a ser questionados.
e) ( ) apesar da ideologia revolucionária, não houve confronto com a Igreja.
f) ( ) eliminou privilégios do Antigo Regime, dominado pelo clero e pela nobreza, e difundiu os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
g) ( ) significou a consolidação dos ideais iluministas, favorecendo os privilégios aclamados pela burguesia.
a) Em um conflito bem sucedido, a França da dinastia dos Bourbon venceu os ingleses na Guerra dos Sete Anos.
b) O casamento do príncipe herdeiro do trono francês com a arquiduquesa da Áustria, Maria Antonieta, em uma união política entre as famílias reais austríaca e francesa, simbolizou o fim de uma antiga rivalidade.
c) O príncipe Luís herdou o trono e foi coroado rei Luís XVI, e sua esposa austríaca Maria Antonieta rainha da França, jovens monarcas a vislumbre da realeza.
d) A extravagância da monarquia absolutista francesa com guerras externas e luxos da realeza no Palácio de Versalhes em meio à miséria da França levou o país a endividar-se com Luís XVI.
4. Observe a gravura, produzida na época da Revolução Francesa de 1789.
Pode-se afirmar que os personagens da gravura representam:
a) o ideal que caracterizava o estado absolutista, segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites.
b) os interesses da nobreza que, em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos, assegurou os privilégios feudais.
c) a exploração do Terceiro Estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo revolucionário.
d) a insegurança durante a fase do Terror jacobino, que ocasionou o êxodo da população para o campo, em busca de proteção.
e) a tentativa de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas enfrentadas nas vésperas da revolução.
5. Por ordem do rei.
Nosso amado e fiel. Temos necessidade do concurso de nossos fiéis súditos para nos ajudarem a superar todas as dificuldades em que nos achamos, com relação ao estado de nossas finanças e para estabelecer, segundo os nossos desejos, uma ordem constante e invariável em todas as partes do governo que interessam à felicidade dos nossos súditos e à prosperidade de nosso reino. Esses grandes motivos nos determinaram a convocar a assembleia dos Estados de todas as províncias sob nossa obediência, tanto para nos aconselharem e nos assistirem em todas as coisas que serão colocadas sob as suas vistas, quanto para fazer-nos conhecer os desejos e queixas de nossos povos, de maneira que, por mútua confiança e amor recíproco entre o Soberano e seus súditos, seja achado, o mais rapidamente possível, um remédio eficaz para os males do Estado e que os abusos de toda espécie sejam reformados e prevenidos, através de bons e seguros meios que possam assegurar a felicidade pública e restituir a nós, particularmente, a calma e a tranquilidade da qual estamos privados há tanto tempo.
Carta de Convocação dos Estados Gerais (1789). In: MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo de História Contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976.
Os momentos que se seguiram depois da publicação dessa carta resultaram em um dos processos revolucionários mais importantes do Ocidente: a Revolução Francesa. No entanto, não podemos entender tal revolução apenas pela convocação dos Estados Gerais. Sua origem remete a um longo processo anterior, cujas principais características foram:
a) a crescente infiltração das ideias iluministas que, entre outros assuntos, pregavam a extinção dos privilégios da nobreza e do clero.
b) a reforma de Paris proposta por Haussmann que retirou as camadas mais pobres da população do centro da cidade, desalojando-as para a periferia.
c) a extrema pobreza da população acrescida de problemas de abastecimento, causados pela ajuda dada pela França à independência dos Estados Unidos da América.
d) a progressiva desarticulação das indústrias francesas em razão da competição desproporcional com a Inglaterra, levando milhares de trabalhadores ao desemprego.
e) a influência das ideias iluministas que, ao taxar a pobreza como defeito, favoreceu a nobreza e impôs maior pressão às camadas já há muito tempo oprimidas.
6. A data foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: "É uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, senhor, é uma revolução".
(Hannah Arendt. "Da Revolução". São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1988. pp. 38-39)
O episódio narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história europeia: a Revolução Francesa. A tomada e destruição da fortaleza da Bastilha explicita:
a) o momento de maior radicalidade da Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e assumem o poder em Paris.
b) a derrubada de Luís XVI e a proclamação da República francesa baseada na Razão e na Justiça, sob influência do pensamento de Voltaire.
c) a consolidação do grupo jacobino, tendo à frente Robespierre, sustentado pela mobilização radicalizada dos sans-culottes.
d) a chegada ao poder político do general Napoleão Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo poder.
e) o levante popular sob direção burguesa contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.
7. A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru. (...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: "Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro, a padeira e o padeirinho!".
(Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, assinale V para verdadeiro e F para falso.a) ( ) as mulheres revoltadas com a falta de pão marcharam para Versalhes, pois acreditavam que o rei resolveria o problema da circulação de cereais.
b) ( ) ao ser informada que a multidão protestava contra a falta de pão, a rainha respondeu: "se não tem pão, que comam brioches!".
c) ( ) a turma de mulheres invadiu o palácio e exigiram que a família real fosse morar mais perto do povo, em Paris.
d) ( ) o rei não cedeu às pressões e escolheu ficar em Versalhes para proteger a nobreza dos ataques do povo.
e) ( ) os revolucionários marcharam de carros e carroças cheias de farinha da dispensa real, e a carruagem do rei foi escoltada até Paris.
8. Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.
Graco Babeuf, citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado.
O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor:
a) discorda dos propósitos revolucionários e defende a continuidade do Antigo Regime, seus métodos e costumes políticos.
b) apoia incondicionalmente as ações dos revolucionários por acreditar que não havia outra maneira de transformar o país.
c) defende a criação de um poder judiciário que atue junto ao rei.
d) caracteriza a violência revolucionária como uma reação aos castigos e à repressão antes existentes na França.
e) aceita os meios de tortura empregados pelos revolucionários e os considera uma novidade na história francesa.
9. "Na noite do dia 20 para o 21 de junho de 1791, uma berlinda - pequena carruagem de 4 rodas, vidraças laterais e suspensa por molas - pesadamente carregada se afasta de Paris. A bordo o rei Luís XVI, a rainha Maria Antonieta e seus dois filhos, mais Madame Elisabeth, irmã do rei, e a governanta das crianças. (...) Na manhã de 21 de junho, quando se constatou os desaparecimentos, foi dado o alerta geral e o marquês de La Fayette, comandante da Guarda Nacional, despacha mensagens em todas as direções ordenando a prisão dos fugitivos. Entrementes, a carruagem real se atrasa demasiadamente em sua viagem. (...) É noite. É dado o alarme. Quando chegam a Varennes, é dada a voz de prisão e os membros são convidados a descer da berlinda."
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/29550/hoje+na+historia+1791+%96+em+fuga+familia+real+francesa+e+presa+em+varennes.shtml
Tal episódio ficou conhecido como "A fuga de Varennes". A seguir, assinale a alternativa incorreta.
a) Luís XVI e Maria Antonieta conspiravam contra a revolução com exércitos estrangeiros, passando-lhes segredos de guerra.
b) O rei tentou escapar de Paris, mas é capturado e, em seguida, pressionado a aceitar a Constituição de 1791.
c) O rei e a rainha foram vistos como inimigos do povo, sendo rompidos os laços entre os soberanos e seus súditos.
d) Após a prisão dos fugitivos, a família real se rendeu à revolução e renunciou o trono francês.
e) Após uma fuga mal sucedida, a França levaria seus próprios monarcas a julgamento e, com o veredito anunciado, foram declarados culpados de traição e condenados à morte.
10. "Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é estrangeiro (...) Luís combateu o povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro de guerra (...) O traidor não era o rei dos franceses, era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de tropas, tinha magistrados particulares; considerava os cidadãos como seus escravos (...)."
Discursos e relatórios. Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41.
O discurso de Louis Antoine Saint-Just foi pronunciado em um dos momentos mais dramáticos da história francesa. Esse discurso refere-se:
a) às revelações de que o rei havia conspirado com os Estados estrangeiros em guerra contra a França.
b) às lutas entre os duques de Orléans e da Borgonha durante a Guerra dos Cem Anos.
c) aos episódios que insuflaram a população de Paris a destruir a Bastilha, símbolo do absolutismo francês.
d) ao processo de emancipação política da França, liderado por Saint-Just e por Toussaint Louverture.
e) à revolta de Saint-Just contra o terror revolucionário levado à frente pelos jacobinos.
11. "Chegado ao pé da guilhotina, ele gritou: "Povo, eu morro inocente!". Em seguida, virando-se para os carrascos, declara: "Senhores, sou inocente de tudo o que me inculpam. Espero que meu sangue possa cimentar a felicidade dos franceses". O cutelo caiu. Eram 10 horas e 22 minutos. Um dos assistentes apresentou a cabeça de Luís XVI para o povo, enquanto elevava-se um grande grito de "Viva a Nação! Viva a República!" e que ressoava uma salva de artilharia, que chegou até aos ouvidos da família real encarcerada..."
https://omantodorei.wordpress.com/2013/01/21/220-anos-sobre-a-execucao-de-luis-xvi-na-guilhotina/
O episódio narrado acima tem como principal significado político:
a) a ampliação das características aristocráticas e conservadoras do sistema feudal.
b) a derrubada da monarquia absoluta com a decapitação e morte do rei, perseguido pela revolução.
c) a chegada do general Napoleão Bonaparte ao poder, em 1799.
d) a proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789.
e) a aprovação da Constituição Civil do Clero, em 1790.
12. Entre os fatos que marcaram a fase inicial burguesa da Revolução Francesa, não podemos mencionar:
a) o confisco dos bens da Igreja.
b) a divisão do terceiro estado em três grupos: girondinos, jacobinos e pântano.
c) a invasão da França pelo exército dos emigrados, com auxílio da Áustria e da Prússia.
d) o apoio do rei para combater o exército dos emigrados.
e) a vitória do povo francês, liderado pelos jacobinos, e proclamação da República.
13. Sobre a França, assinale a alternativa incorreta.
a) O reino da França era uma monarquia sob o reinado de Luís XVI e de sua esposa Maria Antonieta.
b) O Palácio de Versalhes era a sede da monarquia francesa onde morava a família real.
c) Anos de desgoverno haviam deixado o povo francês miserável e faminto, prejudicado pelas más colheitas, salários instáveis e altos preços dos alimentos.
d) O crescimento populacional de cerca de 7 milhões de habitantes foi um dos principais fatores a levar o país à bancarrota financeira.
e) O povo permaneceu obediente ao seu rei, havendo o apoio da Igreja que doutrinava seus fiéis a se submeterem à vontade de Deus e a de seu monarca.
14. São acontecimentos da Revolução Francesa, EXCETO:
a) coroação de um novo rei para a França.
b) tentativa de fuga do rei e da rainha para a Áustria.
c) aplicação da sentença de morte pela guilhotina aos monarcas.
d) execução de seus principais líderes, como Danton e Robespierre.
15. Marque Certo ou Errado:
a) No século XVII, a França era uma sociedade rural, dividida em três estados, nos quais os dois primeiros eram privilegiados (nobreza e clero).
( ) Certo ( ) Errado
b) Embora a sociedade francesa fosse dominada pelo primeiro e segundo estados, o terceiro estado constituía a maioria da população francesa (98%).
( ) Certo ( ) Errado
c) Os impostos recaíam sobre o terceiro estado, enquanto o primeiro e o segundo estados desfrutavam os benefícios concedidos pela monarquia.
( ) Certo ( ) Errado
d) Para sanar a crise econômica que atingiu a França, em fins do século XVIII, determinou-se o aumento de impostos cobrados pelo primeiro estado.
( ) Certo ( ) Errado
e) Com o objetivo de intimidar o terceiro estado, foi convocada a Assembleia dos Estados Gerais, contando com a participação apenas do clero e da nobreza.
( ) Certo ( ) Errado
16. O que levou o Terceiro Estado a declarar-se em Assembleia Nacional?
a) A recusa do primeiro e segundo estados de participaram da Assembleia dos Estados Gerais.
b) O sistema de votação da Assembleia dos Estados Gerais, que consideraria apenas um voto para cada estado.
c) O reduzido número de participantes do terceiro estado na Assembleia dos Estados Gerais.
d) A aliança com o clero e a nobreza.
17. Associe cada número a um item.
1. Girondinos
2. Terror
3. Jacobinos
4. Termidor
5. Sans-culottes
( ) Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a França durante a fase do Terror.
( ) Grupos urbanos radicais, compostos de artesãos, operários e lojistas.
( ) Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na guilhotina.
( ) Republicanos moderados, representavam a grande burguesia comercial.
( ) Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção.
GABARITO
1. Alternativas A, C, D e F
2. Alternativas A, B, D, F e G
3. A 4. C 5. A 6. E
7. A sequência correta é: V - F - V - F - V
8. D 9. D 10. A 11. B 12. D 13. E 14. A
15. a) Certo
b) Certo
c) Certo
d) Errado
e) Errado
16. B
17. A sequência correta é: 3 - 5 - 2 - 1 - 4
b) tentativa de fuga do rei e da rainha para a Áustria.
c) aplicação da sentença de morte pela guilhotina aos monarcas.
d) execução de seus principais líderes, como Danton e Robespierre.
15. Marque Certo ou Errado:
a) No século XVII, a França era uma sociedade rural, dividida em três estados, nos quais os dois primeiros eram privilegiados (nobreza e clero).
( ) Certo ( ) Errado
b) Embora a sociedade francesa fosse dominada pelo primeiro e segundo estados, o terceiro estado constituía a maioria da população francesa (98%).
( ) Certo ( ) Errado
c) Os impostos recaíam sobre o terceiro estado, enquanto o primeiro e o segundo estados desfrutavam os benefícios concedidos pela monarquia.
( ) Certo ( ) Errado
d) Para sanar a crise econômica que atingiu a França, em fins do século XVIII, determinou-se o aumento de impostos cobrados pelo primeiro estado.
( ) Certo ( ) Errado
e) Com o objetivo de intimidar o terceiro estado, foi convocada a Assembleia dos Estados Gerais, contando com a participação apenas do clero e da nobreza.
( ) Certo ( ) Errado
16. O que levou o Terceiro Estado a declarar-se em Assembleia Nacional?
a) A recusa do primeiro e segundo estados de participaram da Assembleia dos Estados Gerais.
b) O sistema de votação da Assembleia dos Estados Gerais, que consideraria apenas um voto para cada estado.
c) O reduzido número de participantes do terceiro estado na Assembleia dos Estados Gerais.
d) A aliança com o clero e a nobreza.
17. Associe cada número a um item.
1. Girondinos
2. Terror
3. Jacobinos
4. Termidor
5. Sans-culottes
( ) Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a França durante a fase do Terror.
( ) Grupos urbanos radicais, compostos de artesãos, operários e lojistas.
( ) Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na guilhotina.
( ) Republicanos moderados, representavam a grande burguesia comercial.
( ) Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção.
GABARITO
1. Alternativas A, C, D e F
2. Alternativas A, B, D, F e G
3. A 4. C 5. A 6. E
7. A sequência correta é: V - F - V - F - V
8. D 9. D 10. A 11. B 12. D 13. E 14. A
15. a) Certo
b) Certo
c) Certo
d) Errado
e) Errado
16. B
17. A sequência correta é: 3 - 5 - 2 - 1 - 4
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