sexta-feira, 28 de março de 2014

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


1. Sobre a Revolução Industrial, podemos afirmar que:
a) (      ) resultou do progresso técnico e das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
b) (      ) iniciou-se simultaneamente em diversos países.
c) (      ) foi um processo histórico que consistiu na substituição da ferramenta pela máquina.
d) (      ) todas as etapas da produção eram realizadas por uma única pessoa.
e) (      ) provocou o surgimento de uma nova classe social, o proletariado.
f) (    ) possibilitou o aumento da produção por um custo relativamente baixo e, consequentemente, a redução no preço das mercadorias.
g) (      ) não alterou a estrutura da sociedade nem as relações de trabalho.

2. Numere:

(1) Artesanato            (2) Manufatura             (3) Maquinofatura

a) (      ) Fase industrial do capitalismo.
b) (      ) Fase comercial do capitalismo.
c) (      ) Fase pré-capitalista.
d) (     ) Os artesãos eram donos dos meios de produção (ferramentas e matérias-primas) e realizavam todas as etapas de fabricação da mercadoria.
e) (      ) Substituição das ferramentas e da força humana por máquinas que utilizavam as forças da natureza (água, vento, vapor).
f) (      ) Os artesãos executavam apenas uma etapa do processo de fabricação do produto.
g) (      ) O comerciante manufatureiro era o dono da matéria-prima e responsável pelo pagamento de salários aos artesãos.

3. Entre os fatores decorrentes da Revolução Inglesa que contribuíram para o pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial podemos mencionar os seguintes, exceto:
a) os limites ao poder do monarca.
b) a política econômica baseada na livre iniciativa.
c) a consolidação do absolutismo monárquico e do mercantilismo.
d) a promulgação dos Atos de Navegação, que possibilitaram à Inglaterra tornar-se a primeira potência naval do mundo, conquistando amplos mercados coloniais.
e) a oferta de mão de obra, principalmente de camponeses e artesãos que migravam para as cidades em busca de trabalho.

4. Assinale as alternativas corretas sobre a industrialização inglesa.
a) (      ) a Revolução Gloriosa, no século XVII, foi um dos fatores que possibilitaram o desenvolvimento econômico inglês.
b) (      ) o processo de cercamentos fortaleceu as terras comunitárias camponesas, incentivando a permanência nos campos ingleses.
c) (      ) a hegemonia inglesa no comércio mundial permitiu acumular capitais para investir na industrialização.
d) (      ) o primeiro ramo da indústria a ser mecanizado foi o da produção de tecidos.

5. Assinale a resposta correta:

I- O avanço dos ingleses sobre os mercados mundiais proporcionou-lhes três condições fundamentais para a industrialização. Quais eram essas condições?
a) matéria-prima, máquinas, operários.
b) capital, empresários, máquinas.
c) mercado consumidor, empresários, operários.
d) mercado consumidor, capital, matérias-primas.

II- Quem forneceu aos ingleses as condições fundamentais para a industrialização?
a) as metrópoles colonialistas.
b) as monarquias absolutistas.
c) as colônias.
d) camponeses e artesãos.

6. Assinale (V) para as frases verdadeiras e (F) para as falsas:
a) (      ) O surgimento das fábricas beneficiou toda a sociedade inglesa: camponeses, artesão, nobres, burguesia.
b) (      ) Camponeses e artesãos dirigiram-se para os centros urbanos industriais para trabalhar nas fábricas.
c) (      ) Os novos operários recebiam bons salários que lhes propiciavam as condições necessárias para viver confortavelmente.
d) (      ) Nas famílias operárias todos trabalhavam: homens, mulheres e crianças.
e) (      ) A jornada de trabalho era bastante longa, chegando a ter duração de catorze ou dezesseis horas.

7. Considere a gravura.
Fundição de cobre em Swansea, Gales, século XIX.
A partir da segunda metade do século XVIII, as chaminés expelindo rolos de fumaça, como as da gravura, passaram a fazer parte da paisagem de algumas regiões inglesas, alterando o equilíbrio natural. Essas chaminés eram, na verdade, apenas parte mais visível da fábrica que  alterou completamente a sociedade humana.

Dentre as alterações econômicas e sociais advindas do fenômeno apresentado na gravura, pode-se destacar:
a) O processo de desconcentração urbana, haja vista a decisão da burguesia de construir as unidades fabris longe dos centros urbanos.
b) A melhoria do padrão de vida do trabalhador fabril, já que a máquina o libertou das condições degradantes do trabalho rural.
c) A preocupação do poder público com a questão ambiental, impondo rapidamente uma legislação que eliminou os efeitos da poluição ambiental.
d) A redução do lucro dos capitalistas ingleses porque eram obrigados a pagar elevadas indenizações aos operários que adoeciam nas fábricas.
e) O crescimento populacional próximo às fábricas, dando origem a graves problemas de urbanização, como a proliferação de cortiços.

8. Considere os textos I e II para responder a questão.

Texto I
O que significa a frase "a revolução industrial explodiu"? Significa que a certa altura da década de 1780, e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços.
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções, 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p. 59.
Texto II
Em A Era das Revoluções 1789-1848, o historiador inglês Eric Hobsbawm trata do momento histórico de transformação dos meios de produção na Inglaterra e sua expansão para demais países durante o século XVIII, cenário conhecido como Revolução Industrial. Sob perspectiva crítica, a obra discute, entre outros fatores, as graves consequências do advento da produção industrial na vida dos trabalhadores dos centros urbanos e a reestruturação do mundo do trabalho entre burgueses e proletários.
Resumo sobre a obra A Era das Revoluções 1789-1848, de Eric Hobsbawm.

A Revolução Industrial é caracterizada:
a) pela ampliação da capacidade produtiva e da diversidade de produtos e serviços, ao mesmo tempo em que viabilizou melhorias substanciais na vida dos trabalhadores das fábricas.
b) como um importante momento da história europeia que, no entanto, causou problemas sociais e econômicos como a precarização da vida dos trabalhadores e a redução do volume de produção em relação às oficinas.
c) como um momento de grande transformação nos meios de produção e de aumento na capacidade produtiva, mas marcado por duros efeitos na vida dos trabalhadores.
d) como um importante marco no aprimoramento tecnológico dos meios de produção que, afinal, tornou a indústria tão eficiente quanto as oficinas.
e) pela inauguração de uma nova forma de organização do trabalho, muito presente nas sociedades atuais, em que os trabalhadores se ocupam majoritariamente de atividades manuais e artesanais.

9. Para responder a questão, leia os textos a seguir.
Texto I
Texto II
O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria o mais importante dos setores da sua economia: ela provoca o desenvolvimento de atividades que lhe são complementares, como fornecedores de matérias-primas e de energia, fornecendo oportunidade de emprego à mão-de-obra, forçando a sua qualificação, produzem capitais e estimulam o desenvolvimento do comércio, dos transportes e dos serviços.

A indústria é vital para colocar os países na vanguarda do processo de desenvolvimento econômico. Sobre a evolução da indústria, é correto afirmar:
a) O artesanato que antecedeu à manufatura teve como principal característica um trabalhador altamente sem qualificação.
b) A invenção da máquina a vapor está vinculada à primeira fase da Revolução Industrial que teve como principal base energética o petróleo.
c) A doutrina liberal predominou na segunda fase da Revolução Industrial, tendo sido implantada, na Inglaterra, contrariando a burguesia capitalista.
d) Uma das falácias da Revolução Industrial é a que as máquinas foram inventadas com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano que foi o maior beneficiado.
e) O desenvolvimento das máquinas como terceiro estágio da produção (artesanato - manufatura - maquinofatura) alterou a forma de produção e ocasionou o alienamento do operário.


GABARITO

1. Alternativas A, C, E e F

2. A sequência correta é: 3 - 2 - 1 - 1 - 3 - 2 - 2

3. C

4. Alternativas A, C e D

5. I- D
    II- C

6. A sequência correta é: F - V - F - V - V

7. E

8. C

9. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário