quinta-feira, 12 de março de 2015

CARBOIDRATOS


01. Sabendo que animais e vegetais apresentam diferentes polissacarídeos estruturais e de reserva, um professor solicitou a seus alunos que determinassem, através de testes específicos, a presença dessas substâncias em diferentes materiais biológicos. Após a análise, os estudantes apresentaram a seguinte tabela de resultados:
Ao ler a tabela, o professor detectou como ERRO a presença de:
a) glicogênio no fígado bovino.
b) amido na semente do milho.
c) quitina na carapaça do besouro.
d) quitina na semente do milho e de celulose na carapaça do besouro.
e) glicogênio no fígado bovino e de quitina na carapaça do besouro.

02.  Qual é o tipo de substância que exerce fundamentalmente função energética no metabolismo energético da célula?
a) proteínas.
b) hidratos de carbono.
c) fosfolipídios.
d) lipídios.
e) vitaminas.

03. São considerados oses ou monossacarídeos:
a) maltose e glicose.
b) sacarose e maltose.
c) amido e glicogênio.
d) glicose e frutose.
e) amido e sacarose.

04. Os carboidratos são compostos orgânicos geralmente constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio, os quais podem ser divididos em três grupos:
a) monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
b) monossacarídeos, oligossacarídeos e glicogênio.
c) monossacarídeos, dissacarídeos e glicose.
d) oligossacarídeos, polissacarídeos e celulose.
e) polissacarídeos, monossacarídeos e amido.

05. Leia o texto a seguir.

Os cupins, os ruminantes e a celulose

Certos animais, como cupins e ruminantes, conseguem utilizar a energia contida na molécula de celulose. Eles contêm, em seu intestino, microrganismos que são capazes de quebrar a molécula de celulose, por meio de uma substância chamada celulase. Dessa maneira, ocorre uma associação entre indivíduos e espécies diferentes que resulta em benefícios mútuos. Os animais aproveitam a energia a partir da quebra da celulose, e os microrganismos obtêm o alimento de que necessitam.

a) Que monossacarídeo pode ser obtido a partir da quebra da molécula de celulose? _______________________

b) O ser humano não é capaz de digerir celulose. Qual polissacarídeo digerível está presente em alimentos como batata e farinha?
_______________________

c) Qual polissacarídeo o corpo humano produz? _______________________

06. Assinale as alternativas que definem corretamente os carboidratos, com V ou F.
a) (      ) Compreendem os açúcares, amidos e celuloses.
b) (      ) A ingestão desses alimentos é fundamental para a prevenção da anemia.
c) (      ) Depois de digeridos, liberam aminoácidos.
d) (      ) São ingeridos em excesso pelos corredores, um dia antes da corrida.
e) (      ) São alimentos construtores.
f) (      ) Apresenta um grupo de alimentos denominado celulose, que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.
g) (      ) São alimentos energéticos, presentes no macarrão e na batata, por exemplo.


GABARITO

01. D                         02. B                         03. D                         04. A

05. a) Glicose
      b) Amido
      c) Glicogênio

06. A sequência correta é: V - F - F - V - F - V - V

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