CRISE DE 1929
01. (Pucrs) O processo de internacionalização da economia mundial tem-se tornado, desde o final do século XIX, cada vez mais intenso. Nesse sentido, o desempenho econômico de determinadas nações passou a ter influências crescentes sobre as demais, seja em períodos de prosperidade ou de crise, como no caso do "crack" da bolsa de valores de Nova York, em 1929.
Dentre as causas desta crise, pode-se citar:
a) a moratória decretada pelo governo russo, que prejudicou diretamente os Estados Unidos, principal credor da Rússia.
b) a desvalorização da moeda tailandesa, que deflagrou a crise asiática, afetando rapidamente as indústrias norte-americanas, exportadoras de produtos para o Oriente.
c) a crise econômica mexicana, que gerou o chamado "efeito tequila" sobre a produção industrial norte-americana, levando a uma desvalorização do dólar em relação ao peso mexicano.
d) o rápido crescimento industrial dos Estados Unidos no pós-Primeira Guerra, não acompanhado de um significativo aumento do mercado consumidor, levando a uma crise de superprodução.
e) o aumento do preço do petróleo após o primeiro conflito mundial, o que aumentou os custos de produção das indústrias americanas, que tiveram seus lucros reduzidos.
02. (Fuvest) "A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos".
a) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
b) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e o fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais e o pleno emprego.
03. (Uel) O "crack" da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, provocou falências de centenas de indústrias, de bancos, de companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos.
No plano internacional, é correto afirmar que essa crise financeira:
a) não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.
b) contribuiu para ampliar a comercialização de matérias-primas dos países subdesenvolvidos.
c) não teve desdobramentos, já que era um fenômeno restrito aos Estados Unidos.
d) provocou graves consequências para os países que exportavam para os Estados Unidos.
e) teve repercussões apenas nos países que perderam a Primeira Guerra Mundial.
04. (Uerj) “Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras – que é o banco, quando se ocupa dessas transações – quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, nosso, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (…). Há que pensar sobre isso.”
Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929.
A crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a Primeira Guerra Mundial, a saber:
a) diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos.
b) recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo.
c) falência da democracia liberal, devido à não-intervenção do Estado nas questões econômicas.
d) desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte-americana.
e) afastamento do poder público do cenário econômico, devido aos princípios da economia liberal.
05. (Ueg)
- Mamãe estou com fome. Por que não tem pão?
- Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava.
- Por que mandaram ele embora?
- Por causa da crise.
- Por que tem crise?
- Porque há pão demais!
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929 ou Grande Depressão atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova Iorque, fez com que os preços das ações subissem de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
06. Em meados a década de 20, os Estados Unidos tornara-se o país mais rico do mundo, consolidando o chamado "sonho americano". Entretanto, o desemprego e as altas aplicações de dinheiro no mercado de ações ajudaram a desencadear uma crise de repercussão mundial. Sobre essa crise, podemos afirmar que:
a) Os problemas afetaram apenas os estadunidenses e a ideologia do "estilo de vida americano" em percurso foi abolida.
b) Propagou-se por países capitalistas interdependentes à economia norte-americana, que se apresentava agora em uma grande "depressão econômica".
c) Em progressão ao crescimento acelerado, a indústria americana retratou de uma economia de pleno emprego.
d) Acelerou a diminuição de saques e roubos devido à quebra da bolsa de valores de Nova York.
e) Resultou em benefícios para a economia norte-americana.
07. Leia a seguinte notícia publicada na revista Veja, em outubro de 1929.
A manchete anunciada faz menção à crise da Bolsa de Valores de Nova York, que pode ser relacionada à exceção de:
a) crise do capitalismo internacional.
b) grande depressão do século XX.
c) superprodução e especulação financeira.
d) consolidação da cultura do american way of life.
e) economia de pleno emprego.
08. Em junho de 1931, uma nuvem de fumaça gigantesca, que vinha de uma enorme fogueira, pairava sobre a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, por onde escoava boa parte das exportações do café brasileiro. Acesa durante as festas juninas, a fogueira fora iniciada para queimar os estoques de café e, assim, tentar reduzir o impacto negativo da crise no país. Enquanto o fogo durou, consumiu milhões de sacas. O aroma do café torrado era tão forte que ultrapassava as fronteiras municipais, indo além das fazendas cafeicultoras no interior paulista e no Paraná. A crise atingira todos os elos envolvidos na cadeia de produção do café brasileiro: fazendeiros, comerciantes, banqueiros e até mesmo os trabalhadores rurais. Desenrolou-se uma verdadeira bancarrota.
a) baixa taxa de de especialização industrial, impedindo o desenvolvimento e comercialização de grandes empresas.
b) queda das exportações de safras cafeeiras brasileiras para os Estados Unidos.
c) alta inflação, desvios de capitais e governo corrupto.
d) baixo consumo dos americanos, afetando o capital interno.
e) guerras e disputas comerciais.
09. (Ibmecrj) A crise de 29 volta a ser muito lembrada atualmente, consequência natural dos enormes problemas que a economia está sofrendo nas últimas semanas. Naquele período, coube ao presidente democrata Franklin Delano Roosevelt, eleito para a presidência dos Estados Unidos pela primeira vez em 1932, apresentar um plano que ficou conhecido como "New Deal" (Novo Acordo ou Nova Transação), plano esse que mudou de forma radical a visão econômica norte-americana, até então praticada.
São medidas desse período de governo, EXCETO:
a) Controlar rigidamente a jornada de trabalho, para impedir, entre outras práticas, a realização de horas extras.
b) Estimular pesados investimentos em obras públicas, incluindo a construção de pontes, estradas e portos, como forma de ampliar a geração de empregos.
c) Impedir a organização de qualquer tipo de sindicato no país, afinal em função da crise cresceu significativamente nos Estados Unidos o apoio popular às ideologias esquerdistas.
d) Promover uma política de assistência ao trabalhador, que inclui a criação de um auxílio desemprego e a fixação de um salário mínimo.
e) Conceder empréstimos amplos ao sistema bancário, para permitir a disponibilização de uma linha de créditos aos que estivessem interessados em retomar as atividades produtivas.
10. (Uel) A primeira decisão governamental que procurou solucionar a crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista na década de 30 foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, presidente dos Estados Unidos.
Dentre as medidas principais desse programa, destaca-se:
a) o encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
b) a imediata suspensão à criação de novos empregos.
c) a política de estímulo à criação de novos empregos.
d) a redução dos incentivos à produção agrícola.
e) o fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
11. (Fgv-SP) O New Deal norte-americano foi:
a) a nova política externa norte-americana com relação à América Latina que foi inaugurada pelo estreitamento das relações entre os presidentes Roosevelt (EUA) e Cárdenas (México), e pela criação da União Pan-Americana.
b) a política econômica adotada pelo presidente Roosevelt para aumentar o nível de produção e emprego nos EUA.
c) o acordo celebrado entre os EUA e o Reino Unido para a cessão de equipamento bélico norte-americano à Inglaterra, antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
d) o auxílio econômico prestado pelos EUA às nações europeias, após a Segunda Guerra Mundial.
e) o conjunto de medidas legais que visava acabar com a segregação racial em empregos e moradias nos EUA.
GABARITO
01. D
02. B
03. D
04. D
05. A
06. B
07. E
08. B
09. C
10. C
11. B
Dentre as causas desta crise, pode-se citar:
a) a moratória decretada pelo governo russo, que prejudicou diretamente os Estados Unidos, principal credor da Rússia.
b) a desvalorização da moeda tailandesa, que deflagrou a crise asiática, afetando rapidamente as indústrias norte-americanas, exportadoras de produtos para o Oriente.
c) a crise econômica mexicana, que gerou o chamado "efeito tequila" sobre a produção industrial norte-americana, levando a uma desvalorização do dólar em relação ao peso mexicano.
d) o rápido crescimento industrial dos Estados Unidos no pós-Primeira Guerra, não acompanhado de um significativo aumento do mercado consumidor, levando a uma crise de superprodução.
e) o aumento do preço do petróleo após o primeiro conflito mundial, o que aumentou os custos de produção das indústrias americanas, que tiveram seus lucros reduzidos.
02. (Fuvest) "A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos".
(RAYNAUD, Paul. LA FRANCE A SAUVÉ L'EUROPE. T. I. Flamarion)
O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:a) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
b) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e o fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais e o pleno emprego.
03. (Uel) O "crack" da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, provocou falências de centenas de indústrias, de bancos, de companhias de comércio e de transportes e um desemprego em massa, que chegou a alcançar cerca de 15 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos.
No plano internacional, é correto afirmar que essa crise financeira:
a) não afetou o desenvolvimento das economias dos países europeus.
b) contribuiu para ampliar a comercialização de matérias-primas dos países subdesenvolvidos.
c) não teve desdobramentos, já que era um fenômeno restrito aos Estados Unidos.
d) provocou graves consequências para os países que exportavam para os Estados Unidos.
e) teve repercussões apenas nos países que perderam a Primeira Guerra Mundial.
04. (Uerj) “Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras – que é o banco, quando se ocupa dessas transações – quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, nosso, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (…). Há que pensar sobre isso.”
(STEINBECK, John. "As Vinhas da Ira." São Paulo: Círculo do Livro /s.d./)
A crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a Primeira Guerra Mundial, a saber:
a) diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos.
b) recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo.
c) falência da democracia liberal, devido à não-intervenção do Estado nas questões econômicas.
d) desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte-americana.
e) afastamento do poder público do cenário econômico, devido aos princípios da economia liberal.
05. (Ueg)
- Mamãe estou com fome. Por que não tem pão?
- Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava.
- Por que mandaram ele embora?
- Por causa da crise.
- Por que tem crise?
- Porque há pão demais!
SCHIMIDIT, Mario. Nova história crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Nova Geração, 1986. p. 208.
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929 ou Grande Depressão atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova Iorque, fez com que os preços das ações subissem de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
06. Em meados a década de 20, os Estados Unidos tornara-se o país mais rico do mundo, consolidando o chamado "sonho americano". Entretanto, o desemprego e as altas aplicações de dinheiro no mercado de ações ajudaram a desencadear uma crise de repercussão mundial. Sobre essa crise, podemos afirmar que:
a) Os problemas afetaram apenas os estadunidenses e a ideologia do "estilo de vida americano" em percurso foi abolida.
b) Propagou-se por países capitalistas interdependentes à economia norte-americana, que se apresentava agora em uma grande "depressão econômica".
c) Em progressão ao crescimento acelerado, a indústria americana retratou de uma economia de pleno emprego.
d) Acelerou a diminuição de saques e roubos devido à quebra da bolsa de valores de Nova York.
e) Resultou em benefícios para a economia norte-americana.
07. Leia a seguinte notícia publicada na revista Veja, em outubro de 1929.
A manchete anunciada faz menção à crise da Bolsa de Valores de Nova York, que pode ser relacionada à exceção de:
a) crise do capitalismo internacional.
b) grande depressão do século XX.
c) superprodução e especulação financeira.
d) consolidação da cultura do american way of life.
e) economia de pleno emprego.
08. Em junho de 1931, uma nuvem de fumaça gigantesca, que vinha de uma enorme fogueira, pairava sobre a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, por onde escoava boa parte das exportações do café brasileiro. Acesa durante as festas juninas, a fogueira fora iniciada para queimar os estoques de café e, assim, tentar reduzir o impacto negativo da crise no país. Enquanto o fogo durou, consumiu milhões de sacas. O aroma do café torrado era tão forte que ultrapassava as fronteiras municipais, indo além das fazendas cafeicultoras no interior paulista e no Paraná. A crise atingira todos os elos envolvidos na cadeia de produção do café brasileiro: fazendeiros, comerciantes, banqueiros e até mesmo os trabalhadores rurais. Desenrolou-se uma verdadeira bancarrota.
https://historiablog.org/2009/01/03/a-crise-de-1929-e-o-brasil/
A crise da Bolsa de Nova York e o declínio do café no Brasil estão interligados a(o):a) baixa taxa de de especialização industrial, impedindo o desenvolvimento e comercialização de grandes empresas.
b) queda das exportações de safras cafeeiras brasileiras para os Estados Unidos.
c) alta inflação, desvios de capitais e governo corrupto.
d) baixo consumo dos americanos, afetando o capital interno.
e) guerras e disputas comerciais.
09. (Ibmecrj) A crise de 29 volta a ser muito lembrada atualmente, consequência natural dos enormes problemas que a economia está sofrendo nas últimas semanas. Naquele período, coube ao presidente democrata Franklin Delano Roosevelt, eleito para a presidência dos Estados Unidos pela primeira vez em 1932, apresentar um plano que ficou conhecido como "New Deal" (Novo Acordo ou Nova Transação), plano esse que mudou de forma radical a visão econômica norte-americana, até então praticada.
São medidas desse período de governo, EXCETO:
a) Controlar rigidamente a jornada de trabalho, para impedir, entre outras práticas, a realização de horas extras.
b) Estimular pesados investimentos em obras públicas, incluindo a construção de pontes, estradas e portos, como forma de ampliar a geração de empregos.
c) Impedir a organização de qualquer tipo de sindicato no país, afinal em função da crise cresceu significativamente nos Estados Unidos o apoio popular às ideologias esquerdistas.
d) Promover uma política de assistência ao trabalhador, que inclui a criação de um auxílio desemprego e a fixação de um salário mínimo.
e) Conceder empréstimos amplos ao sistema bancário, para permitir a disponibilização de uma linha de créditos aos que estivessem interessados em retomar as atividades produtivas.
10. (Uel) A primeira decisão governamental que procurou solucionar a crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista na década de 30 foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, presidente dos Estados Unidos.
Dentre as medidas principais desse programa, destaca-se:
a) o encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
b) a imediata suspensão à criação de novos empregos.
c) a política de estímulo à criação de novos empregos.
d) a redução dos incentivos à produção agrícola.
e) o fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
11. (Fgv-SP) O New Deal norte-americano foi:
a) a nova política externa norte-americana com relação à América Latina que foi inaugurada pelo estreitamento das relações entre os presidentes Roosevelt (EUA) e Cárdenas (México), e pela criação da União Pan-Americana.
b) a política econômica adotada pelo presidente Roosevelt para aumentar o nível de produção e emprego nos EUA.
c) o acordo celebrado entre os EUA e o Reino Unido para a cessão de equipamento bélico norte-americano à Inglaterra, antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
d) o auxílio econômico prestado pelos EUA às nações europeias, após a Segunda Guerra Mundial.
e) o conjunto de medidas legais que visava acabar com a segregação racial em empregos e moradias nos EUA.
GABARITO
01. D
02. B
03. D
04. D
05. A
06. B
07. E
08. B
09. C
10. C
11. B
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