domingo, 8 de março de 2015

IMPERIALISMO



01. Qual fator estimulou a industrialização dos Estados Unidos?
a) Revolução Mexicana
b) Revolução Russa
c) Guerra de Secessão
d) Guerra do Paraguai
e) Revolta Maji-Mali

02. Sobre a Conferência de Berlim, podemos afirmar que:
a) Organizou a ocupação da África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que baseou-se nas relações étnicas e culturais do continente.
b) O continente foi dividido de forma igualitária entre os países, porém, a disputa pelo domínio africano já não existia mais.
c) As nações europeias compartilhavam entre si mercados consumidores, matérias-primas e domínios coloniais, com o objetivo maior de manter a união étnica e religiosa no continente.
d) Representou o fim do Imperialismo no mundo, mantendo o Colonialismo como base principal de dominação.
e) O acordo entre as nações europeias em dividir o continente africano foi marcado por disputas de caráter político e econômico entre os países envolvidos.

03. A crescente industrialização no continente europeu e a necessidade de novos territórios levaram as grandes potências a buscarem mercados consumidores externos para escoar seus produtos e, ao mesmo tempo, obter novas fontes de matéria-prima, energia e mão de obra barata. Inicia-se a disputa por territórios na África e na Ásia, no período que ficou conhecido como:
a) Guerra de Canudos.
b) Segunda Revolução Industrial.
c) Imperialismo.
d) Dominação britânica.
e) Dominação portuguesa.

04. Sobre o Imperialismo do século XIX, é correto afirmar que:
a) As mudanças tecnológicas aumentaram ainda mais a produção, gerando uma grande necessidade de mercados consumidores e matérias-primas.
b) O agravamento da superprodução de mercadorias motivou os países europeus a adotarem medidas protecionistas, como a abertura de seus mercados à outras nações e instalação de postos de trabalhos em todo o continente.
c) Os países imperialistas se lançaram numa corrida pela conquista global, desencadeando rivalidades por motivos culturais e religiosos que levaram em conta a indiferença social.
d) A "nova era imperialista" atualmente composta pelos Estados Unidos e Inglaterra, leva em consideração os fatores econômicos e políticos dos países.

05. Em relação à expansão imperialista, assinale V para verdadeiro ou F para falso:

(      ) As medidas protecionistas restringiram a entrada de mercadorias industrializadas em seus países, iniciando um processo de expansão territorial em diferentes regiões em busca de matérias-primas e novos mercados consumidores.
(     ) Apenas fatores econômicos explicam a dominação da África e da Ásia pelas potências industrializadas.
(     ) Diversos movimentos de contestação à dominação colonial europeia eclodiram na África motivadas pela repressão às manifestações culturais e religiosas tradicionais, o confisco de terras e a exploração econômica.

a) VVF
b) VFV
c) VVV
d) FVV
e) FVF

06. Desde meados do século XIX acirra-se a disputa entre as potências imperialistas da Europa pelo controle de matérias-primas, mercados mundiais e novos territórios. A entrada de novas potências industriais imperialistas no cenário internacional aguça as rivalidades entre seus interesses econômicos, em particular sobre a repartição dos mercados e territórios. Disputavam o poder e as áreas de influência do mundo:

1. Reino Unido
2. Chile
3. França
4. Indonésia
5. Alemanha
6. China
7. Bélgica
8. Japão
9. Itália

a) 1, 2, 5, 7 e 8.
b) 2, 3, 5, 6 e 7.
c) 1, 2, 3, 5 e 9.
d) 1, 3, 5, 7 e 9.
e) 2, 5, 6, 7 e 8.

07. Leia o fragmento abaixo e responda as questões a seguir:

"Quando analisamos a política mundial do século XIX e o início do século XX, percebemos a existência de centros de poder ou potência mundiais difundindo seus interesses por determinadas regiões".

Defina o que são Potências Mundiais.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


GABARITO

01. C 02. E 03. C 04. A 05. B 06. D

07. Potências mundiais são países ou instituição com capacidade de intervir no espaço mundial com a força política, cultural, econômica, militar e tecnológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário