quarta-feira, 19 de abril de 2017

ORAÇÕES COORDENADAS


01. Classifique as orações coordenadas destacadas, fazendo a correspondência.

(a) aditiva          (b) adversativa           (c) alternativa          (d) conclusiva          (e) explicativa

(      ) O gerente não compareceu à reunião nem mandou um representante.
(      ) Vamos embora, que já é tarde.
(      ) Precisamos andar mais rápido ou chegaremos atrasados.
(      ) Falava alto, no entanto ninguém a ouvia, porque havia muito barulho.
(      ) Sônia arrumou os armários e limpou os livros da estante.
(      ) Já tinha acabado de almoçar, portanto levantei-me da mesa e saí.
(      ) Ela não me telefonou, mas ainda espero seu telefonema.
(      ) Façam silêncio, pois o filme já vai começar.
(      ) Ora falava demais, ora ficava calada.

02. Leia.

Haikai da palavra andorinha

A palavra andorinha
Freme devagarinho
E some em silêncio
Mário Quintana, In. A cor do invisível. Elena Quintana. São Paulo: Globo.

a) Analise os verbos do poema. Quantas orações há?
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b) Copie a conjunção, classifique-a e indique a relação que estabelece.
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03. A conjunção coordenativa e pode assumir outros valores, dependendo da relação que estabelece entre os termos (orações ou palavras) coordenadas. Indique, entre as frases a seguir, aquela em que a conjunção coordenativa e:
  • tem valor adversativo
  • tem valor conclusivo
  • indica finalidade
  • introduz uma explicação enfática
a) Meu amigo estudou o ano inteiro e deve ir bem nos exames vestibulares.
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b) A nova professora é uma mulher arrogante e extremamente competente.
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c) Ela gritou que não queria saber de nada. E muito menos eu, disse-lhe, virando-lhe as costas.
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d) O garoto ia buscar o livro e entregá-lo a diretora.
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04. Leia o anúncio abaixo:
Na capa da revista anunciada aparece a frase "Tira, põe... ache o lugar", que possivelmente remete a reportagem sobre armários e estantes.

a) Provavelmente, que conjunção coordenativa está implícita entre as orações "Tira" e "põe"?
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b) E entre "Tira, põe" e "ache o lugar"?
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Texto

Plim-plim

cheguei em casa com a cabeça
cheia de grilos.
mas não deu no jornal nacional
e a família não ficou sabendo.
TAVARES, Ulisses. Viva a poesia viva. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 17.

05. Releia o texto.
a) Quantos são os verbos ou locuções verbais, e há quantas orações no poema?
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b) Separe as orações e observe os elementos que as ligam.
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06. Observe estas orações construídas de outra forma.

Cheguei em casa com a cabeça cheia de grilos.
Não deu no jornal nacional.
A família não ficou sabendo.

a) O que ocorre, quando são tiradas as palavras "mas" e "e"?
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b) Portanto, observa-se que, apesar do ponto final, de acordo com o contexto, a segunda oração se relaciona com a primeira. Que elemento liga as duas orações?
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c) Que elemento liga a terceira oração à segunda? Ele expressa um sentido de: conclusão, adição ou explicação?
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Leia este poema.

Além da imaginação

Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
E não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece
imaginação.
TAVARES, Ulisses. Viva a poesia viva. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 57.

07. No poema, o eu lírico continua a enumerar outros problemas que muitas pessoas enfrentam para sobreviver.
a) Qual deles você acha mais preocupante? Por quê?
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b) Interprete os dois últimos versos do poema, com base no desenvolvimento das ideias.
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c) Observe a repetição da conjunção coordenativa e no início de vários versos. Que relação de sentido essa conjunção estabelece com a oração anterior?
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08. Leia o poema a seguir.

Doçura

Em amor não cabe ciclamato,
amor não faz regime,
amor tem é que engordar
e crescer muito.
Muito açúcar e mel,
mas que não seja enjoativo,
fermento na dosagem certa
senão nem cresce direito.
Temperado com açúcar,
polvilhado de canela em pó
não há amor que resista
a um carinhoso arroz-doce.
Amor gosta de carinho
também de salsa e cebolinha,
mas amor pra ser completo
tem que ter sobremesa.
AMARANTE, Vânia. Quarto de costura. Belo Horizonte: Miguilim, 1991. p. 58.

a) No poema, o eu lírico parece nos passar uma receita para conservar o amor. Por que o amor não deve fazer regime?
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b) Como seria um amor com "muito açúcar e muito mel"?
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c) Transcreva do poema orações com conjunções coordenativas cuja relação semântica com a oração anterior expressem adição e oposição.
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d) Em que verso há termos de mesmo valor sintático ligados por uma conjunção coordenativa?
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GABARITO

01. A sequência correta é: a - d - e - b - a - d - b - e - c

02. a) 2 orações
      b) "e" - conjunção coordenativa - adição

03. a) tem valor conclusivo
      b) tem valor adversativo
      c) introduz uma explicação enfática
      d) indica finalidade

04. a) "e"
      b) "mas" ou "porém"

05. a) 3 verbos e 3 orações
      b) "Cheguei em casa com a cabeça cheia de grilos"
          "Não deu no jornal nacional"
          "A família não ficou sabendo"

06. a) Fica com o mesmo sentido, pois são orações independentes
      b) "mas"
      c) "e", adição

07. a) A fome, pois provoca doença nas pessoas e muita das vezes leva a morte
    b) É como se as pessoas de rua não fossem reais para muitas pessoas que não dão a mínima importância, deixando-as em um mundo que só elas sabem o que se passa
      c) Adição

08. a) Pois quanto mais amor, o mundo será melhor
      b) Amor doce, meigo, carinhoso
      c) "Amor tem é que engordar e crescer muito" - adição
          "Muito açúcar e muito mel, mas que não seja enjoativo" - oposição
          "Amor gosta de carinho também de salsa e cebolinha" - adição
          "Mas amor pra ser completo tem que ter sobremesa" - oposição
      d) "Muito açúcar e muito mel"

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