PERÍODO ENTRE GUERRAS (1919-1939)
01. O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa.
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra Fria entre os EUA e a URSS.
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
02. Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
03. Entre as duas guerras mundiais (1919-1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque:
a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito.
b) quebra da Bolsa de Nova York, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de Israel.
c) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição de presidentes socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia.
d) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha.
e) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela União Soviética.
04. Em relação aos regimes totalitários, faça a correspondência correta, associando (1) para Nazismo/Alemanha e (2) para Fascismo/Itália.
( ) imperialista e belicista (de guerra).
( ) político nacionalista e antidemocrático.
( ) corporativismo (capital e trabalho).
( ) superioridade ariana.
( ) holocausto.
a) 1, 2, 1, 1, 2.
b) 2, 2, 1, 1, 1.
c) 1, 2, 2, 1, 1.
d) 2, 1, 2, 1, 2.
e) 1, 1, 2, 2, 1.
05. Exibido pela primeira vez em outubro de 1940, o filme "O Grande Ditador", de Charles Chaplin, faz uma crítica a um projeto político vigente na época. Observe abaixo o fotograma de uma cena do filme e o discurso apresentado em seu final.
O projeto político-ideológico criticado pela obra:
a) caracteriza a Europa no Pós II Guerra Mundial.
b) a ascensão do nazismo, sob a liderança de Adolf Hitler, na Alemanha, que representou a instauração de governo totalitário.
c) a defesa dos direitos de liberdade dos povos europeus e o fim da opressão.
d) atuação de forças políticas conservadoras contrárias aos regimes totalitários.
06. Analise a charge:
A alternativa que melhor se relaciona com a charge é:
a) O nazismo é uma ideologia anticomunista que prometia defender o capitalismo, mas na Alemanha isso não aconteceu porque foi implantado um governo de caráter socialista.
b) A doutrina nazista defendia o extermínio dos judeus, embora tivesse recebido apoio desse grupo no início do seu governo.
c) O nazismo criou um sistema de perseguição racial que afetou os judeus e os burgueses alemães.
d) O nazismo é uma ideologia anticomunista, que acabou protegendo a burguesia alemã por um lado, mas submeteu toda a sociedade a um regime totalitário com a morte de milhões de judeus.
e) O nazismo era uma doutrina que defendia o extermínio das "raças" impuras durante as décadas de 30 e 40 do século XX, e como mostra a charge não existe mais.
07. Leia esses pensamentos:
"Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)
Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que:
a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e cultura.
b) ao contrário da produção cultural, os nazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionais anterior ao Nazismo.
c) tanto a educação e a cultura foram áreas enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime, transformando-se em instrumentos ideológicos de controle e propaganda.
d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas frequentadas por alunos não-arianos e filhos de pais bolcheviques.
e) educação e militarização da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de dominação.
08. Os regimes políticos totalitários que surgiram na Europa no período entre guerras (1919-1939) apresentavam algumas características em comum entre si. Totalitários, nacionalistas, idealistas e de forte tendência militar, esses regimes que se espalharam pela Itália, com Mussolini, Espanha, com Francisco Franco, Portugal, com Salazar e também por outros países europeus, ficando conhecidos como regimes fascistas. Na Alemanha, Hitler com o nazismo, também é considerado um regime fascista, porém com características próprias.
Dentre as características comuns aos regimes totalitários, pode-se destacar o (a):
a) liberalismo, culto ao chefe e ufanismo.
b) democracia, anticomunismo e racismo.
c) antissemitismo, romantismo e socialismo.
d) comunismo, antiliberalismo e expansionismo.
e) unipartidarismo, nacionalismo e militarismo.
09. Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: "O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano".
a) o desprezo pelas manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do catolicismo.
b) a glorificação das principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
c) o uso intenso do cinema como propaganda política e o culto da figura do líder.
d) a valorização dos espaços urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as cidades.
e) o apreço pelas conquistas tecnológicas e a identificação do líder como um homem comum.
10. Sobre o nazifascismo, como base ideológica das ações imperialistas de Hitler e Mussolini, analise as proposições abaixo.
( ) Entre as características do fenômeno nazista alemão está a intolerância frente às diferenças étnicas, religiosas e políticas.
( ) Fugindo da perseguição dos nazistas alemães, milhares de judeus instalaram-se em países sul-americanos.
( ) O nazifascismo na Itália e na Alemanha teve características em comum, podendo-se destacar: o excessivo militarismo, o anticomunismo e o nacionalismo exacerbado.
( ) Por força da ação dos católicos em todo o mundo, as ideias nazifascistas morreram junto com Adolf Hitler.
( ) A população judia da cidade de Amsterdam foi poupada dos horrores da guerra, apesar de sua proximidade territorial com a Alemanha.
11. A ascensão do nazismo e fascismo deveu-se:
a) ao fechamento de inúmeras indústrias, agravando ainda mais o desemprego e o empobrecimento da classe média e das classes trabalhadoras.
b) as disputas imperialistas entre essas doutrinas, que reivindicavam por tratados de paz e melhores condições de vida das pessoas.
c) aos benefícios econômicos encontrados nos países da Alemanha e da Itália como elevadas taxas de emprego e matérias-primas.
d) a aceitação imediata de princípios baseados no anarquismo e comunismo, amplamente interligados aos movimentos de contestação totalitaristas.
e) a influência que exerciam sobre a sociedade por todos se considerarem “superiores” e desenvolverem requisitos de bem para as pessoas.
12. A obra de Pablo Picasso, "Guernica", foi inspirada após um dos mais cruéis episódios da Guerra Civil Espanhola, o bombardeio à cidade de Guernica, patrocinado por aviões italianos e alemães.
a) vitória do Governo Republicano de Francisco Franco em abril de 1939.
b) grande obra de arte que conferiu reconhecimento internacional a Picasso.
c) conflito interno espanhol de disputa pelo poder, sem interferência internacional.
d) ensaio para a Segunda Guerra Mundial, treinando soldados, táticas bélicas e armas nazifascistas.
e) combate ao nazifascismo, um movimento de tendência esquerdista que contava com o apoio dos sindicatos nacionais.
GABARITO
01. A 02. E 03. D 04. C 05. B 06. D 07. C
08. E 09. C 10. A sequência correta é: V - V - V - F - F
11. A 12. D
05. Exibido pela primeira vez em outubro de 1940, o filme "O Grande Ditador", de Charles Chaplin, faz uma crítica a um projeto político vigente na época. Observe abaixo o fotograma de uma cena do filme e o discurso apresentado em seu final.
O projeto político-ideológico criticado pela obra:
a) caracteriza a Europa no Pós II Guerra Mundial.
b) a ascensão do nazismo, sob a liderança de Adolf Hitler, na Alemanha, que representou a instauração de governo totalitário.
c) a defesa dos direitos de liberdade dos povos europeus e o fim da opressão.
d) atuação de forças políticas conservadoras contrárias aos regimes totalitários.
06. Analise a charge:
A alternativa que melhor se relaciona com a charge é:
a) O nazismo é uma ideologia anticomunista que prometia defender o capitalismo, mas na Alemanha isso não aconteceu porque foi implantado um governo de caráter socialista.
b) A doutrina nazista defendia o extermínio dos judeus, embora tivesse recebido apoio desse grupo no início do seu governo.
c) O nazismo criou um sistema de perseguição racial que afetou os judeus e os burgueses alemães.
d) O nazismo é uma ideologia anticomunista, que acabou protegendo a burguesia alemã por um lado, mas submeteu toda a sociedade a um regime totalitário com a morte de milhões de judeus.
e) O nazismo era uma doutrina que defendia o extermínio das "raças" impuras durante as décadas de 30 e 40 do século XX, e como mostra a charge não existe mais.
07. Leia esses pensamentos:
"Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)
"Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver." (J. Goebbels)
"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras." (A. Hitler)
"Sem espírito militar, a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado." (Ministro Schewemm - Bavária)
"Professores alemães... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte." (F. Weachter)
Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que:
a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e cultura.
b) ao contrário da produção cultural, os nazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionais anterior ao Nazismo.
c) tanto a educação e a cultura foram áreas enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime, transformando-se em instrumentos ideológicos de controle e propaganda.
d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas frequentadas por alunos não-arianos e filhos de pais bolcheviques.
e) educação e militarização da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de dominação.
08. Os regimes políticos totalitários que surgiram na Europa no período entre guerras (1919-1939) apresentavam algumas características em comum entre si. Totalitários, nacionalistas, idealistas e de forte tendência militar, esses regimes que se espalharam pela Itália, com Mussolini, Espanha, com Francisco Franco, Portugal, com Salazar e também por outros países europeus, ficando conhecidos como regimes fascistas. Na Alemanha, Hitler com o nazismo, também é considerado um regime fascista, porém com características próprias.
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/11-fatos-nazifacismo-750699.shtml
Dentre as características comuns aos regimes totalitários, pode-se destacar o (a):
a) liberalismo, culto ao chefe e ufanismo.
b) democracia, anticomunismo e racismo.
c) antissemitismo, romantismo e socialismo.
d) comunismo, antiliberalismo e expansionismo.
e) unipartidarismo, nacionalismo e militarismo.
09. Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: "O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano".
(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)
O texto mostra algumas características centrais do nazismo:a) o desprezo pelas manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do catolicismo.
b) a glorificação das principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
c) o uso intenso do cinema como propaganda política e o culto da figura do líder.
d) a valorização dos espaços urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as cidades.
e) o apreço pelas conquistas tecnológicas e a identificação do líder como um homem comum.
10. Sobre o nazifascismo, como base ideológica das ações imperialistas de Hitler e Mussolini, analise as proposições abaixo.
( ) Entre as características do fenômeno nazista alemão está a intolerância frente às diferenças étnicas, religiosas e políticas.
( ) Fugindo da perseguição dos nazistas alemães, milhares de judeus instalaram-se em países sul-americanos.
( ) O nazifascismo na Itália e na Alemanha teve características em comum, podendo-se destacar: o excessivo militarismo, o anticomunismo e o nacionalismo exacerbado.
( ) Por força da ação dos católicos em todo o mundo, as ideias nazifascistas morreram junto com Adolf Hitler.
( ) A população judia da cidade de Amsterdam foi poupada dos horrores da guerra, apesar de sua proximidade territorial com a Alemanha.
11. A ascensão do nazismo e fascismo deveu-se:
a) ao fechamento de inúmeras indústrias, agravando ainda mais o desemprego e o empobrecimento da classe média e das classes trabalhadoras.
b) as disputas imperialistas entre essas doutrinas, que reivindicavam por tratados de paz e melhores condições de vida das pessoas.
c) aos benefícios econômicos encontrados nos países da Alemanha e da Itália como elevadas taxas de emprego e matérias-primas.
d) a aceitação imediata de princípios baseados no anarquismo e comunismo, amplamente interligados aos movimentos de contestação totalitaristas.
e) a influência que exerciam sobre a sociedade por todos se considerarem “superiores” e desenvolverem requisitos de bem para as pessoas.
12. A obra de Pablo Picasso, "Guernica", foi inspirada após um dos mais cruéis episódios da Guerra Civil Espanhola, o bombardeio à cidade de Guernica, patrocinado por aviões italianos e alemães.
Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2015/08/roteiro-de-estudos-guerra-civil.html
Pode-se situar
historicamente a Guerra Civil Espanhola como um (a):a) vitória do Governo Republicano de Francisco Franco em abril de 1939.
b) grande obra de arte que conferiu reconhecimento internacional a Picasso.
c) conflito interno espanhol de disputa pelo poder, sem interferência internacional.
d) ensaio para a Segunda Guerra Mundial, treinando soldados, táticas bélicas e armas nazifascistas.
e) combate ao nazifascismo, um movimento de tendência esquerdista que contava com o apoio dos sindicatos nacionais.
GABARITO
01. A 02. E 03. D 04. C 05. B 06. D 07. C
08. E 09. C 10. A sequência correta é: V - V - V - F - F
11. A 12. D
Nenhum comentário:
Postar um comentário