SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
01.
Texto I
Texto II
A importante contribuição dos combatentes espanhóis no movimento de resistência francês durante a segunda guerra.
"Quantas terras meus pés pisaram e meus olhos viram! Que terríveis cenas de desolação e morte testemunhei nestes anos de guerra contínua. Circunstâncias adversas nos transformaram, os antimilitaristas, nos soldados mais endurecidos pelo combate dos exércitos aliados" (Murillo de la Cruz).
Durante a Segunda Guerra Mundial, a população dos países invadidos organizava movimentos de resistência à ocupação. Estes movimentos de resistência foram importantes, pois:
a) sabotavam as ações dos invasores e cooperavam com os aliados.
b) serviram de apoio ao exército do Eixo contra as incursões dos aliados.
c) impediram que o comunismo fosse implantado nos países invadidos pela Alemanha.
d) corroboraram na construção de infraestrutura para o exército do Eixo.
e) sem a reação dos populares não seria possível a rendição japonesa.
02. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
Texto I
Disponível em: http://desenvolturasedesacatos.blogspot.com.br/2014/10/herois-esquecidos-importante.html
Texto II
A importante contribuição dos combatentes espanhóis no movimento de resistência francês durante a segunda guerra.
"Quantas terras meus pés pisaram e meus olhos viram! Que terríveis cenas de desolação e morte testemunhei nestes anos de guerra contínua. Circunstâncias adversas nos transformaram, os antimilitaristas, nos soldados mais endurecidos pelo combate dos exércitos aliados" (Murillo de la Cruz).
Disponível em: http://desenvolturasedesacatos.blogspot.com.br/2014/10/herois-esquecidos-importante.html
Durante a Segunda Guerra Mundial, a população dos países invadidos organizava movimentos de resistência à ocupação. Estes movimentos de resistência foram importantes, pois:
a) sabotavam as ações dos invasores e cooperavam com os aliados.
b) serviram de apoio ao exército do Eixo contra as incursões dos aliados.
c) impediram que o comunismo fosse implantado nos países invadidos pela Alemanha.
d) corroboraram na construção de infraestrutura para o exército do Eixo.
e) sem a reação dos populares não seria possível a rendição japonesa.
02. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro da sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.
e) a invasão da Petrônia por tropas alemães, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.
03. Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. Blitzkrieg ( ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze ( ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança ( ) Piloto suicida utilizado pela aviação.
4. As nações do Eixo ( ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki ( ) Japão, Itália e Alemanha.
a) 2, 3, 5, 4 e 1.
b) 1, 2, 5, 4 e 3.
c) 1, 5, 2, 4 e 3.
d) 1, 5, 2, 3 e 4.
e) 4, 5, 2, 3 e 4.
04. Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
a) invasão da França por tropas italianas.
b) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país.
c) afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil.
d) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor.
e) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito.
05. Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) de Gaulle foi o chefe do governo Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
06. A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando os:
a) russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados bálticos.
b) alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África.
d) franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia.
e) chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.
07. Analise o cartaz:
Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
c) o poder soviético, durante a Guerra Fria.
d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
08. Leia as afirmativas a seguir e indique a alternativa correta.
I. Hitler defendia a união dos povos arianos, segundo ele, a "raça" superior, e a conquista de um espaço vital para os alemães construírem uma grande nação.
II. O lançamento da bomba atômica no Japão foi uma decisão de todos os países Aliados, após concluírem que, sem essa medida extrema, o Japão resistiria ainda por vários meses.
III. O acordo assinado entre Hitler e Stalin, em 1939, garantiu a neutralidade da União Soviética diante da ofensiva alemã sobre a Polônia.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Todas estão corretas.
09. A Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) foi responsável pelo advento de tecnologias de destruição em massa sem precedentes na história da espécie humana:
"(...) Em dezembro de 1944, em campos de concentração como o de Bergen-Belsen, os prisioneiros eram identificados por cartões (...). Os furos na terceira e na quarta colunas definiam dezesseis categorias de prisioneiros: o Orifício 12 significava cigano, o 3 significava homossexual e o 8, judeu. A coluna 34 trazia a razão do envio para o campo: o código 2 indicava que ele continuaria trabalhando, o 6, 'tratamento especial' e um eufemismo para extermínio."
Considerando o conflito bélico referido no texto, leia as proposições:
I. Os cartões produzidos pela filial alemã Dehomaq da empresa norte-americana IBM, foram fundamentais na preparação e execução do plano nazista de extermínio, servindo de instrumento de identificação, localização, prisão e classificação das vítimas, antes e durante a Segunda Guerra.
II. O desenvolvimento tecnológico da indústria bélica, com tanques, carros 4x4 como o jeep, navios, submarinos, aviões de combate, radares de localização aérea e submarina, bombas como as temíveis V1 e V2 alemãs, culminou com a criação da bomba atômica usada contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, às vésperas do fim do conflito.
III. O conflito deu-se, basicamente, entre dois grandes grupos de potências imperialistas: de um lado, o Eixo, formado pelos regimes autoritários nacionalistas da Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Portugal; do outro lado, os Aliados, reunindo liberais e comunistas, tendo à frente a Inglaterra, a França, os Estados Unidos e a União Soviética.
Está(ão) correta(s):
a) todas
b) nenhuma
c) apenas I e II
d) apenas I e III
e) apenas II e III
10. Os cartazes foram um importante meio de publicidade utilizado pelos países beligerantes durante a II Guerra Mundial, expressando a imagem que cada um tinha de seus inimigos e de si próprio. Frente a isso, analise o cartaz abaixo:
O cartaz acima expressa a:
a) entrada dos ingleses na II Guerra Mundial.
b) vitória dos estadunidenses sobre os japoneses.
c) entrada dos estadunidenses na II Guerra Mundial.
d) vitória dos estadunidenses sobre os italianos.
11. "Os judeus tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis.[...] só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em casas que tivessem dizendo 'casa israelita'. Os judeus deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão."
Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945, revela:
a) poucas e distorcidas informações para se compreender o que foi a Segunda Guerra Mundial.
b) detalhes das perseguições sofridas pelos judeus na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.
c) ideias falsas, pois os alemães não podiam abrir mão do dinheiro que os judeus gastavam em locais como cinemas e teatros.
d) aspectos importantes para nossa compreensão acerca das perseguições sofridas pelos judeus, desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1960, com o fim do apartheid.
e) a importância desse diário como documento histórico que registrou, para a posteridade, a perseguição sofrida pelos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
12. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.
a) Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.
b) A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.
c) A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.
d) A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e) Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob a influência soviética.
13. NÃO é um acontecimento da Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945:
a) ascensão de Hitler ao poder, na Alemanha.
b) ocupação de Paris por tropas alemãs e hasteamento da bandeira nazista no alto da Torre Eiffel, na França.
c) invasão de tropas Aliadas aos países do Eixo.
d) lançamento da bomba atômica de urânio sobre a cidade de Hiroshima.
e) explosão da bomba nuclear de plutônio sobre a cidade de Nagasaki.
14. Sobre a Segunda Guerra Mundial:
a) ( ) O sentimento de revanche, a crise econômica e os grandes problemas sociais contribuíram para a ascensão do nazismo de Benito Mussolini na Itália e o fascismo de Adolf Hitler, na Alemanha.
b) ( ) Os Aliados eram (Reino Unido, França, Estados Unidos e União Soviética), do outro, o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
c) ( ) A guerra terminou em 1945 com a vitória do Eixo.
06. A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando os:
a) russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados bálticos.
b) alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África.
c) japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor.
e) chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.
07. Analise o cartaz:
Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado)
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
c) o poder soviético, durante a Guerra Fria.
d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
08. Leia as afirmativas a seguir e indique a alternativa correta.
I. Hitler defendia a união dos povos arianos, segundo ele, a "raça" superior, e a conquista de um espaço vital para os alemães construírem uma grande nação.
II. O lançamento da bomba atômica no Japão foi uma decisão de todos os países Aliados, após concluírem que, sem essa medida extrema, o Japão resistiria ainda por vários meses.
III. O acordo assinado entre Hitler e Stalin, em 1939, garantiu a neutralidade da União Soviética diante da ofensiva alemã sobre a Polônia.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Todas estão corretas.
09. A Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) foi responsável pelo advento de tecnologias de destruição em massa sem precedentes na história da espécie humana:
"(...) Em dezembro de 1944, em campos de concentração como o de Bergen-Belsen, os prisioneiros eram identificados por cartões (...). Os furos na terceira e na quarta colunas definiam dezesseis categorias de prisioneiros: o Orifício 12 significava cigano, o 3 significava homossexual e o 8, judeu. A coluna 34 trazia a razão do envio para o campo: o código 2 indicava que ele continuaria trabalhando, o 6, 'tratamento especial' e um eufemismo para extermínio."
(Extraído da Revista Morashá. Disponível em: <http://www.morasha.com.br>. Edição 32- Abril de 2001. Apud MOTA, Myriam Becho. e BRAICK, Patrícia Ramos. 2 ed. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002, p. 466).
Considerando o conflito bélico referido no texto, leia as proposições:
I. Os cartões produzidos pela filial alemã Dehomaq da empresa norte-americana IBM, foram fundamentais na preparação e execução do plano nazista de extermínio, servindo de instrumento de identificação, localização, prisão e classificação das vítimas, antes e durante a Segunda Guerra.
II. O desenvolvimento tecnológico da indústria bélica, com tanques, carros 4x4 como o jeep, navios, submarinos, aviões de combate, radares de localização aérea e submarina, bombas como as temíveis V1 e V2 alemãs, culminou com a criação da bomba atômica usada contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, às vésperas do fim do conflito.
III. O conflito deu-se, basicamente, entre dois grandes grupos de potências imperialistas: de um lado, o Eixo, formado pelos regimes autoritários nacionalistas da Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Portugal; do outro lado, os Aliados, reunindo liberais e comunistas, tendo à frente a Inglaterra, a França, os Estados Unidos e a União Soviética.
Está(ão) correta(s):
a) todas
b) nenhuma
c) apenas I e II
d) apenas I e III
e) apenas II e III
10. Os cartazes foram um importante meio de publicidade utilizado pelos países beligerantes durante a II Guerra Mundial, expressando a imagem que cada um tinha de seus inimigos e de si próprio. Frente a isso, analise o cartaz abaixo:
O cartaz acima expressa a:
a) entrada dos ingleses na II Guerra Mundial.
b) vitória dos estadunidenses sobre os japoneses.
c) entrada dos estadunidenses na II Guerra Mundial.
d) vitória dos estadunidenses sobre os italianos.
11. "Os judeus tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis.[...] só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em casas que tivessem dizendo 'casa israelita'. Os judeus deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão."
FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição.
Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945, revela:
a) poucas e distorcidas informações para se compreender o que foi a Segunda Guerra Mundial.
b) detalhes das perseguições sofridas pelos judeus na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.
c) ideias falsas, pois os alemães não podiam abrir mão do dinheiro que os judeus gastavam em locais como cinemas e teatros.
d) aspectos importantes para nossa compreensão acerca das perseguições sofridas pelos judeus, desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1960, com o fim do apartheid.
e) a importância desse diário como documento histórico que registrou, para a posteridade, a perseguição sofrida pelos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
12. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.
a) Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.
b) A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.
c) A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.
d) A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e) Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob a influência soviética.
13. NÃO é um acontecimento da Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945:
a) ascensão de Hitler ao poder, na Alemanha.
b) ocupação de Paris por tropas alemãs e hasteamento da bandeira nazista no alto da Torre Eiffel, na França.
c) invasão de tropas Aliadas aos países do Eixo.
d) lançamento da bomba atômica de urânio sobre a cidade de Hiroshima.
e) explosão da bomba nuclear de plutônio sobre a cidade de Nagasaki.
14. Sobre a Segunda Guerra Mundial:
a) ( ) O sentimento de revanche, a crise econômica e os grandes problemas sociais contribuíram para a ascensão do nazismo de Benito Mussolini na Itália e o fascismo de Adolf Hitler, na Alemanha.
b) ( ) Os Aliados eram (Reino Unido, França, Estados Unidos e União Soviética), do outro, o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
c) ( ) A guerra terminou em 1945 com a vitória do Eixo.
GABARITO
01. A 02. C 03. D 04. D 05. A 06. C 07. B
08. C 09. C 10. C 11. E 12. A 13. A
14. A sequência correta é: F - V - V
08. C 09. C 10. C 11. E 12. A 13. A
14. A sequência correta é: F - V - V
Nenhum comentário:
Postar um comentário